Questões de Concurso
Filtrar
373 Questões de concurso encontradas
Página 30 de 75
Questões por página:
Questões por página:
Ana tem três anos e quando chega na escola, acompanhada de sua mãe, encontra Maria no portão, uma funcionária que a recebe. Ana logo cumprimenta, conversa, mostra sua mochila e brinquedo, assim como sua mãe também interage com a profissional da portaria. Sobre as práticas cotidianas da Educação Infantil, assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas.
1- A profissional da portaria, apesar de exercer função ligada à proteção e à recepção, também está no papel de educadoras, ensinando valores e conhecimentos para as crianças como cumprimentar, conversar, etc. A realização dessas ações com respeito e atenção às crianças, exige sintonia com o pensamento educacional da instituição.
2- Todos os colaboradores, desde a cozinheira, passando pela secretária, a servente, a monitora, o porteiro, a professora, de acordo com contextos e especificidades, irão discutir e participar das decisões educacionais da escola: compartilhar ideias, discutir as dificuldades de dividir um espaço comum, trocar opiniões, construir posições.
3- Nem todos os adultos que participam da escola são educadores. Pois, quando estão executando suas funções específicas, não ensinam e cuidam das crianças.
4- Para que haja sintonia entre os diferentes profissionais e para que eles compartilhem e ofereçam no seu cotidiano os valores educacionais preconizados pelo estabelecimento educacional, é preciso criar oportunidades de formação em serviço para todos.
Assinale a opção CORRETA:
1- A profissional da portaria, apesar de exercer função ligada à proteção e à recepção, também está no papel de educadoras, ensinando valores e conhecimentos para as crianças como cumprimentar, conversar, etc. A realização dessas ações com respeito e atenção às crianças, exige sintonia com o pensamento educacional da instituição.
2- Todos os colaboradores, desde a cozinheira, passando pela secretária, a servente, a monitora, o porteiro, a professora, de acordo com contextos e especificidades, irão discutir e participar das decisões educacionais da escola: compartilhar ideias, discutir as dificuldades de dividir um espaço comum, trocar opiniões, construir posições.
3- Nem todos os adultos que participam da escola são educadores. Pois, quando estão executando suas funções específicas, não ensinam e cuidam das crianças.
4- Para que haja sintonia entre os diferentes profissionais e para que eles compartilhem e ofereçam no seu cotidiano os valores educacionais preconizados pelo estabelecimento educacional, é preciso criar oportunidades de formação em serviço para todos.
Assinale a opção CORRETA:
Segundo Ferreiro e Teberosky (1999), a evolução da escrita é marcada por cinco níveis que levarão o aprendiz a se tornar alfabético. De acordo com os níveis apresentados pelas autoras, relacione as escritas ao nível que cada uma corresponde:


Leia o trecho a seguir:
A organização curricular da Educação Infantil se projeta com uma abordagem mais _____, mais ______ e menos _______, entendendo que os conhecimentos não podem ser estruturados por conteúdos compartimentados, separados em caixinhas, em disciplinas ou áreas do conhecimento, isoladas umas das outras. De acordo com Morin (2001), a contrução do conhecimento pode ser representada por uma trama de fios estendidos e transversos onde perpassam os diferentes saberes. Sem esta união não é possível entender o todo, não é possível compreender a complexidade do ser humano.
(Trecho retirado do Currículo Referência de Minas Gerais, página 41)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.
A organização curricular da Educação Infantil se projeta com uma abordagem mais _____, mais ______ e menos _______, entendendo que os conhecimentos não podem ser estruturados por conteúdos compartimentados, separados em caixinhas, em disciplinas ou áreas do conhecimento, isoladas umas das outras. De acordo com Morin (2001), a contrução do conhecimento pode ser representada por uma trama de fios estendidos e transversos onde perpassam os diferentes saberes. Sem esta união não é possível entender o todo, não é possível compreender a complexidade do ser humano.
(Trecho retirado do Currículo Referência de Minas Gerais, página 41)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.
A Base Nacional Comum Curricular apresenta a seguinte habilidade:
EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
A partir da análise do código alfanumérico e dos seus conhecimentos sobre a BNCC PODE-SE AFIRMAR que:
EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
A partir da análise do código alfanumérico e dos seus conhecimentos sobre a BNCC PODE-SE AFIRMAR que:
A pedagogia de projetos é uma das alternativas que a escola pode utilizar para formar cidadãos independentes, críticos e participativos na sociedade. Ao propor uma abordagem baseada em projetos, a escola incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento, o aprendizado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia das crianças. Outra vantagem da pedagogia de projetos é o estímulo ao pensamento crítico, que contribui para a transformação dos estudantes em indivíduos autônomos e socialmente ativos.
De acordo com Barbosa e Horn (2008) são três os momentos decisivos na elaboração e concretização de um projeto pedagógico na educação infantil:
De acordo com Barbosa e Horn (2008) são três os momentos decisivos na elaboração e concretização de um projeto pedagógico na educação infantil: