Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 1203 de 90.527
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Educação Física
A realidade do jovem é permeada por múltiplas linguagens, nas quais sons, imagens, vídeos, entre outras, dialogam com as mídias e tecnologias digitais. Considerando as discussões mais recentes sobre os aspectos metodológicos no ensino médio na Educação Física brasileira, assinale a opção correta.
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Artes Cênicas
A dança desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da expressão e linguagem. Os princípios teóricos e metodológicos da coreologia, desenvolvida por Rudolf Laban, podem colaborar com experimentações pedagógicas exitosas no ensino médio. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que os fatores do movimento são:
Leia o relato a seguir, escrito por um professor de Educação Física do ensino médio que, durante a pandemia e o ensino remoto emergencial, refletiu sobre sua prática pedagógica.
As possibilidades de atuação pedagógica com os saberes e fazeres do corpo em movimento são inúmeras na Educação Física escolar. No entanto, com a realidade da pandemia do Covid-19 e, consequentemente, com a adoção das medidas de controle e combate a partir do distanciamento social, muitos saberes e fazeres necessitaram de readequação, assim, a realidade escolar precisou aderir ao ensino remoto e, junto a esse, novas formas de ensinar e aprender também necessitaram ser construídas.
Fonte: Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira. Possibilidades e diálogos no ensino remoto: Olimpíadas, Paralimpíadas e Cultura de Movimento. In: Educação Física e multiplicidade de conhecimentos: implicações na cultura de movimento, saúde, lazer e educação profissional,2023, p.137. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2292. Acesso em: 28 mai.2025.
Considerando a situação relatada e suas implicações para o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física atuantes no ensino médio no contexto das escolas públicas brasileiras, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
As possibilidades de atuação pedagógica com os saberes e fazeres do corpo em movimento são inúmeras na Educação Física escolar. No entanto, com a realidade da pandemia do Covid-19 e, consequentemente, com a adoção das medidas de controle e combate a partir do distanciamento social, muitos saberes e fazeres necessitaram de readequação, assim, a realidade escolar precisou aderir ao ensino remoto e, junto a esse, novas formas de ensinar e aprender também necessitaram ser construídas.
Fonte: Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira. Possibilidades e diálogos no ensino remoto: Olimpíadas, Paralimpíadas e Cultura de Movimento. In: Educação Física e multiplicidade de conhecimentos: implicações na cultura de movimento, saúde, lazer e educação profissional,2023, p.137. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2292. Acesso em: 28 mai.2025.
Considerando a situação relatada e suas implicações para o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física atuantes no ensino médio no contexto das escolas públicas brasileiras, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
Considere o excerto a seguir, que traz o recorte de uma pesquisa de uma professora de Educação Física, com reflexões sobre o corpo negro na escola.
A mulher negra ainda é vista como alvo de cobiça, satisfação de prazeres e prestadora de serviços domésticos, o homem negro ainda é relacionado ao corpo forte do trabalho braçal, do biotipo ideal para determinadas práticas esportivas, bem como detentor de talento para algumas atividades artísticas e culturais. Precisamos desmistificar os estereótipos de que os negros só servem para o samba e para o futebol, as oportunidades têm de ser igualitárias para todos, principalmente o acesso à educação de qualidade. Acredito que a educação é responsável por promover ações que possam descolonizar essa forma de pensar e de ser no mundo.
Fonte: Aquino, Maria Elizabete Sobral de. O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais,2023, p.35. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2557. Acesso em: 28 mai.2025.
Com base nas ideias do excerto e refletindo sobre a atualização dos debates que vêm ocorrendo na Educação Física brasileira acerca do corpo, da cultura de movimento e dos aspectos étnicos-raciais, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
A mulher negra ainda é vista como alvo de cobiça, satisfação de prazeres e prestadora de serviços domésticos, o homem negro ainda é relacionado ao corpo forte do trabalho braçal, do biotipo ideal para determinadas práticas esportivas, bem como detentor de talento para algumas atividades artísticas e culturais. Precisamos desmistificar os estereótipos de que os negros só servem para o samba e para o futebol, as oportunidades têm de ser igualitárias para todos, principalmente o acesso à educação de qualidade. Acredito que a educação é responsável por promover ações que possam descolonizar essa forma de pensar e de ser no mundo.
Fonte: Aquino, Maria Elizabete Sobral de. O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais,2023, p.35. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2557. Acesso em: 28 mai.2025.
Com base nas ideias do excerto e refletindo sobre a atualização dos debates que vêm ocorrendo na Educação Física brasileira acerca do corpo, da cultura de movimento e dos aspectos étnicos-raciais, analise as afirmativas e assinale a opção correta.