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Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

A aranha que tece uma teia e a abelha que constrói uma colmeia de cera fazem isso por meio do instinto, de modo mecânico, idêntico e não demonstram maior atividade nisso do que nas demais reações adaptativas. O tecelão e o arquiteto são outra história. Como diz Marx, eles construíram sua obra antes em suas cabeças; o resultado obtido no processo de trabalho ocorreu idealmente antes do seu início [...].

Vigotsky, L. S. Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo. Tradução: Priscila Marques. São Paulo: Hogrefe, 2023, p.37.

O fragmento acima apresenta um exemplo nodal do que ocorre no processo de desenvolvimento, tipicamente humano, que Vygotsky denominou de
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

[...] constituiu-se após a Revolução Industrial e implantou-se nos chamados sistemas nacionais de ensino, configurando amplas redes oficiais, criadas a partir de meados do século XIX, no momento em que, consolidado o poder burguês, aciona-se a escola redentora da humanidade, universal, gratuita e obrigatória como um instrumento de consolidação da ordem democrática.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia.40ª ed. Campinas, SP: Autores Associados,2008. p.35- (Coleção educação contemporânea).

As relações entre educação e política, assim como entre educação e poder, manifestam-se nas diferentes tendências pedagógicas que configuram o modelo educacional de uma dada época. Com base no texto de Saviani (2008), a tendência pedagógica em tela refere-se à
A tendência pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica apresenta, em suas bases teórico-metodológicas,
Na historiografia da educação brasileira, uma referência importante é a implementação das Reformas Pombalinas. Estas resultaram na primeira reforma educacional de grande impacto, marcada pela expulsão dos jesuítas, em 1759, e pela subsequente laicização do ensino. Segundo Saviani (2019), essas mudanças criaram precedentes para as ideias pedagógicas laicas que influenciaram o pensamento pedagógico brasileiro durante o período imperial, especialmente com a ascensão do
De acordo com a análise de José Willington Germano (1993), é importante considerar a legislação educacional para além das suas intencionalidades. Nessa perspectiva, é um imperativo considerar a materialidade dos fatos como ocorrem em seu desenvolvimento histórico, social, político e cultural. Nesse sentido, em relação à Reforma do 1º e 2º graus (Lei nº 5.692/71), destaca-se como desdobramento de sua implementação