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O professor, ao abordar o sistema endócrino, pede para os alunos investigarem um caso clínico do relato de uma mulher de 40 anos com intolerância ao frio, fadiga, constipação grave e bastante inchaço. Ao analisar sua tireoide, não foi possível palpá-la. Nos exames clínicos, foi possível observar que sua tiroxina livre (T4) estava em 3 pmol/l (faixa de referência: 9-25 pmol/l), o TSH era de 50 mU/l (faixa de referência: 0,4-4 mU/l), e foi detectada a presença de autoanticorpos antitireoidianos (anti-TPO). Com base nas informações apresentadas, marque a opção em que os alunos identificaram, corretamente, o tipo de distúrbio hormonal e o mecanismo compensatório envolvido.
Durante uma discussão em sala de aula sobre imunização, um professor de Biologia compartilha com os alunos que, embora esteja constantemente exposto a estudantes diagnosticados com difteria, ele nunca desenvolveu a doença, permanecendo assintomático ao longo dos anos. O professor informa que recebeu todas as doses da vacina contra Corynebacterium diphtheriae, o agente etiológico da difteria. A partir desse relato, os alunos foram convidados a refletir sobre os mecanismos de defesa imunológica relacionados à vacinação e à resposta do organismo frente à exposição contínua a um patógeno. Com base no caso descrito e nos princípios da imunização, é correto afirmar que o professor vacinado permanece assintomático, mesmo após exposições frequentes ao agente infeccioso devido a uma resposta adaptativa com
Um grupo de alunos em uma aula de prática de histologia animal ficou responsável pela análise no microscópio de quatro locais assinalados na lâmina corada com eosina (E) e hematoxilina (HE), conforme consta no quadro que segue.
I Presença de condroblastos e de condrócitos localizados em lacunas na matriz.
II Rede frouxa de fibras elásticas e de finas fibras colágenas dispostas em todas as direções, com grandes espaços preenchidos com matriz amorfa e fibroblastos.
III Presença de matriz extracelular com grande quantidade de fibras organizadas, conferindo resistência e densidade.
IV Ausência de matriz extracelular, com células justapostas de transição.
Considerando a ordem dos locais na lâmina, marque a opção que indica, corretamente, seus respectivos tecidos.
I Presença de condroblastos e de condrócitos localizados em lacunas na matriz.
II Rede frouxa de fibras elásticas e de finas fibras colágenas dispostas em todas as direções, com grandes espaços preenchidos com matriz amorfa e fibroblastos.
III Presença de matriz extracelular com grande quantidade de fibras organizadas, conferindo resistência e densidade.
IV Ausência de matriz extracelular, com células justapostas de transição.
Considerando a ordem dos locais na lâmina, marque a opção que indica, corretamente, seus respectivos tecidos.
Em uma plantação de tomates, agricultores observaram uma praga viral que vem se espalhando rapidamente entre as plantas. A doença é causada por um vírus que se replica preferencialmente em tecidos meristemáticos secundários. As plantas afetadas apresentam nanismo, folhas deformadas e frutos malformados. Com base nos sintomas observados nas plantas de tomate, marque a opção que explica, de forma correta, a razão pela qual a infecção compromete o desenvolvimento da planta.
O modelo de Lotka-Volterra descreve interações entre populações competidoras e predador-presa, sendo amplamente utilizado para compreender a dinâmica populacional em ecossistemas. Esse modelo matemático considera fatores como taxas de crescimento, capacidade de suporte do ambiente e impacto das interações ecológicas sobre as populações envolvidas. Com base nesses princípios, marque a opção correta.