Filtrar


Questões por página:
Sobre a história da educação infantil e as concepções de criança e infância, analise as sentenças a seguir:

I- Durante a Idade Média, a infância era vista como uma fase distinta e valorizada, sendo as crianças percebidas como indivíduos com necessidades específicas de cuidado e educação.
II- Com o movimento iluminista e o avanço do pensamento moderno, a infância passou a ser reconhecida como uma etapa importante do desenvolvimento humano, sendo enfatizada a necessidade de uma educação voltada para crianças pequenas.
III- As instituições de educação infantil, como jardins de infância, surgiram a partir do século XIX, influenciadas por concepções pedagógicas que enxergavam a criança como um ser ativo, curioso e com potencial para a aprendizagem.
IV- No Brasil, o reconhecimento da educação infantil como direito das crianças e dever do Estado só foi formalizado com a Constituição Federal de 1988, e foi regulamentado posteriormente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Analisadas as sentenças, assinale a alternativa CORRETA:
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Educação Infantil deve atender crianças com deficiência, garantindo:
Sobre as concepções de criança e infância, é CORRETO afirmar que:
Durante a avaliação fisioterapêutica de um paciente de 45 (quarenta e cinco) anos, com sequela de traumatismo cranioencefálico há seis meses, observase no cotovelo esquerdo uma resistência ao movimento passivo de flexão e extensão, percebida como uma "pega" inicial seguida por uma oposição contínua e firme em todo o arco de movimento. O examinador nota que, embora a resistência seja constante em movimentos lentos, há um ligeiro aumento na sua intensidade no final do arco durante a mobilização rápida, porém sem o colapso súbito característico do fenômeno de "canivete". O paciente é capaz de realizar movimentos ativos contra a gravidade, e a avaliação dos reflexos profundos revela hiper-reflexia bicipital e estilorradial (+++/++++). O quadro compatível com o caso apresentado é:
Paciente de 58 (cinquenta e oito) anos, sexo feminino, destra, com hemiparesia esquerda pós-AVC isquêmico, é avaliada com a Escala Modificada de Ashworth para flexores de punho. O Terapeuta observa uma captura inicial no movimento passivo, seguida por uma resistência mínima que persiste em menos da metade da amplitude de movimento restante. A alternativa que representa a pontuação CORRETA na escala é: