Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


A partir do acorde apresentado na partitura, marque a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão


A partir da grade apresentada, analise as afirmativas.

I. No naipe das madeiras, apenas o fagote, o oboé e a flauta não são instrumentos transpositores.
II. No naipe dos metais, trompete e trompa são instrumentos transpositores.
III. No naipe das madeiras, não há instrumentos transpositores.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.

Imagem associada para resolução da questão


Sobre as fórmulas de compasso apresentadas, marque a alternativa INCORRETA.

Grupos instrumentais:

Grupo 1 - Flauta, clarinete, saxofone. Grupo 2 - Trompete, trombone, trompa e tuba. Grupo 3 - Viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Grupo 4 - Tímpanos, caixa, pratos, pandeiro e surdo.

Considerando os grupos apresentados acima, avalie as assertivas.

I. Em uma banda musical, normalmente são utilizados apenas instrumentos dos grupos 1 (madeiras),2 (metais) e 4 (percussão).
II. A principal diferença entre uma banda sinfônica e uma banda marcial é a presença de instrumentos do grupo 2, pois, na banda sinfônica, não se utiliza tuba e trompete.
III. A banda marcial é caracterizada pela presença de instrumentos dos quatro grupos apresentados, possibilitando, assim, a execução de obras para orquestra sinfônica.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
É fundamental, para o arranjador, saber qual é a razão social do arranjo. As bandas têm um campo de atuação muito variado: podem se apresentar tanto em salas fechadas como em teatros e até em estádios de futebol, passando por cinemas, coretos, ginásios de esportes, escolas, circos, touradas etc. Isso é formidável; a banda está onde o povo está. Mas, para o arranjador, isso pode ser um problema.

NOGUEIRA, Hudson. Antes de começar a escrever um arranjo. In: JARDIM, Marcelo. Pequeno guia prático para o regente de banda. Volume 1. Rio de Janeiro: Funarte,2008 (adaptado).

Considerando a ideia apresentada no texto, avalie as afirmações.

I. Ao elaborar um arranjo para banda, deve-se considerar o local em que ele será executado.
II. O equilíbrio sonoro em arranjo, pensado para uma apresentação em local pequeno e fechado, pode não funcionar para um local amplo e aberto, como um estádio de futebol.
III. Independente do local em que será executado, um arranjo deve privilegiar a combinação de solos de flauta e clarinete, em dinâmica piano, com o acompanhamento dos metais em dinâmica forte. Assim, teremos um som equilibrado em qualquer espaço.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.