Filtrar


Questões por página:
Imagem associada para resolução da questão


Se essa melodia for transposta para uma tonalidade 2 tons e meio acima da que está, qual será a nova sequência correta de 8 acordes? Marque a alternativa correta.
A história da música ocidental pode ser dividida em períodos. Relacione os períodos com suas características e seus compositores.

I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico

( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.

Marque a sequência correta.
Imagem associada para resolução da questão

I.1 é uma escala maior, e 5 é uma escala menor, sendo a 5 a relativa menor de 1.
II.2 é uma escala de Lá menor harmônica, e 3 é uma escala de Fá sustenido maior.
III.4 é uma escala menor natural,2 é uma escala menor melódica, e 3 é uma escala menor harmônica.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF,1997.130p

Analise as afirmativas sobre o ensino de arte nas escolas.

I. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita aos estudantes do Ensino Fundamental julgarem se uma música é boa ou ruim, de acordo com os padrões estéticos mundiais.
II. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita ao aluno refletir sobre sua própria cultura, seus valores, sua forma de pensar e agir.
III. Conhecer a produção artística de outras culturas é importante para padronizar o conceito de arte. O desconhecimento sobre este conceito pode confundir os estudantes e provocar interpretações equivocadas sobre o verdadeiro sentido das obras de arte.


Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Texto I

É comum, por parte dos professores, a procura de atividades prontas, as famosas ‘receitas’. As aulas limitam-se a uma sequência de atividades escolhidas a esmo ou, então, adota-se algum método gerado no Brasil (Villa-Lobos, Gazzi de Sá, Liddy Mignone e Sá Pereira) ou algum método trazido da Europa — o que é o mais comum — (Dalcroze, Orff, Kodaly, Willems, Martenot), métodos estes que, por muito tempo, serviram, e ainda servem, de modelo na prática educacional.


MATEIRO, Teresa de Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais. Revista Nupeart, v.4, n.4, set.2006 (Adaptado).


Texto II

Não podemos esquecer que os métodos carregam uma concepção de música e de mundo. Podemos reapropriar-nos de exercícios dos vários métodos, na condição de, compreendendo os princípios que os embasam, redirecioná-los para as metas que almejamos.

PENNA, Maura. Reavaliações e Buscas em Musicalização. São Paulo: Loyola,1990 (Adaptado).


De acordo com as ideias apresentadas sobre os métodos para o ensino de música, avalie as afirmações.

I. Os métodos ativos trazem receitas prontas de como dar aulas de música nas escolas, por isso devem ser aplicados exatamente como mandam os autores, sem espaço para adaptações.
II. Os exercícios contidos nos métodos europeus não devem ser utilizados como referência para o ensino de música nas escolas brasileiras, pois foram elaborados para realidades completamente diferentes.
III. A partir da compreensão dos exercícios propostos nos tradicionais métodos de ensino de música, o professor poderá fazer adaptações e criar novos exercícios, de acordo com os objetivos e a realidade escolar em que está inserido.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.