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A correta identificação da função dos acordes dentro de uma progressão harmônica é uma competência central na análise musical. Tais funções podem ser diatônicas ao centro tonal principal ou podem estabelecer relações mais complexas, como a preparação de centros tonais secundários.
Considere a seguinte progressão harmônica na tonalidade de Dó Maior:

Cmaj7 | Em7(b5) A7 | Dm7 | G7 | Cmaj7

Na progressão acima, os acordes Em7(b5) e A7, analisados em conjunto dentro do contexto de Dó Maior, exercem qual função harmônica? Assinale CORRETAMENTE.
A história da música erudita ocidental é marcada pela evolução de diversos gêneros, cada qual com suas convenções formais, instrumentação, textura e função social específicas. A compreensão dessas características é fundamental para a análise estilística e a contextualização histórica das obras. A distinção entre gêneros vocais e instrumentais, sacros e seculares, camerísticos e de grande escala, é um passo essencial nesta análise.

Sobre as características de um importante gênero musical, relacione a coluna 1 com a coluna 2.

Coluna 1
1) Ópera.
2) Concerto Grosso.
3) Madrigal.
4) Lied.

Coluna 2
(__)Gênero cênico de grande escala que integra música, drama e artes visuais. Caracteriza-se pela utilização de uma orquestra, coro e solistas que interpretam papéis através de árias e recitativos, em um contexto teatral com cenários e figurinos.
(__)Gênero instrumental barroco estruturado sobre o princípio do contraste sonoro. Baseia-se no diálogo entre um pequeno grupo de solistas (o concertino) e a orquestra completa (o ripieno ou tutti).
(__)Gênero vocal secular, polifônico, típico do Renascimento e início do Barroco. Geralmente escrito para um pequeno conjunto de vozes a cappella, busca uma expressiva ilustração musical do texto poético, frequentemente utilizando a técnica do "word painting" (pintura de palavras).
(__)Gênero vocal camerístico, proeminente no período Romântico, que consiste em um poema de alta qualidade literária musicado para voz solo e piano. A parte do piano transcende o mero acompanhamento, atuando como um parceiro expressivo na criação da atmosfera e na interpretação do texto.

A associação CORRETA entre as características e os respectivos gêneros musicais é:
Durante uma aula sobre os grandes movimentos da música popular brasileira, a professora de artes, Mariana, decide fazer uma atividade interativa sobre a Bossa Nova. Após explicar as principais características do movimento — a sofisticação harmônica com influências do jazz, a temática lírica e cotidiana, e a revolucionária "batida" do violão — ela divide a turma em cinco grupos. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com nomes de importantes compositores e letristas brasileiros de diferentes épocas. A tarefa é selecionar e agrupar os nomes que foram as figuras de proa na criação e consolidação da Bossa Nova, especialmente em seu período clássico (final dos anos 1950 e início dos anos 1960). Ao final da atividade, os grupos apresentam suas seleções. A professora Mariana precisa agora avaliar qual grupo cumpriu a tarefa corretamente.

Qual dos grupos abaixo selecionou um conjunto de nomes que representa, de forma coesa e precisa, a linha de frente de compositores e letristas da Bossa Nova? Assinale a alternativa CORRETA.
As cadências harmônicas são sequências de dois ou mais acordes que funcionam como pontuações na música tonal, articulando o final de frases e seções com diferentes graus de finalização. O poder e a função de uma cadência são definidos pelos acordes que a compõem, especialmente o penúltimo e o último. Analise as quatro progressões harmônicas curtas abaixo, todas na tonalidade de Dó Maior, e identifique qual delas termina com uma cadência plagal.

Progressão I: C | Am | F | C
Progressão II: F | C | G7 | C
Progressão III: C | F | C/G | G
Progressão IV: Dm | G7 | C | F

Com base na análise das progressões, a cadência plagal é encontrada em:
Uma coordenadora pedagógica de um projeto de orquestras jovens está realizando a formação de novos professores de instrumento. Para iniciar a discussão sobre a metodologia do projeto, ela apresenta o seguinte trecho, que resume a filosofia da instituição:

"Dar os primeiros passos na música a partir do ensino coletivo é extremamente motivador. O aprendizado musical é mais agradável quando feito em grupo, e as razões para isso encontram-se no fato de que o aluno compartilha suas dificuldades com os colegas, se sente parte de uma orquestra, e a qualidade musical é maior quando comparado ao estudo individual" (Dantas,2016, p.126).
Após a leitura, a coordenadora desafia os novos professores a refletirem sobre como essa filosofia se traduz em ação pedagógica no dia a dia.

Considerando a filosofia apresentada no trecho e os desafios práticos do ensino coletivo de instrumentos, a postura pedagógica CORRETA e criticamente consciente para um professor que atua nesse contexto, é: