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A educação étnico-racial é uma abordagem fundamental no ensino que busca promover a diversidade e a igualdade no ambiente escolar. A seguir estão algumas características e objetivos dessa metodologia.
Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B:
Coluna A: 1. A Lei nº 10.639/2003; 2. Educação para a diversidade; 3. Currículo inclusivo; 4. Formação de professores.

Coluna B:
( ) Promove o respeito e a valorização das diversas culturas presentes na sociedade;
( ) Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas;
( ) Fundamental para que os educadores compreendam a importância da diversidade cultural no ensino;
( ) Proporciona a inclusão de conteúdos que reflitam a pluralidade étnica e cultural do Brasil.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
As concepções de deficiência são fundamentais para entender as diferentes abordagens e políticas de inclusão na educação e na sociedade. Assinale a alternativa correta que melhor identifica uma das principais concepções de deficiência.
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A Portaria 122/2016 estabelece diretrizes para a política de Educação Especial na rede municipal de ensino de Florianópolis, visando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Assinale a alternativa correta sobre as diretrizes contidas nesta portaria:
A Educação Especial tem como objetivo atender a alunos com diferentes necessidades educacionais e de apoio. Com base nas características do público da educação especial, assinale a alternativa correta.
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece diretrizes importantes para a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. O papel do mediador escolar é fundamental nesse processo. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O mediador escolar tem a função de facilitar a comunicação e a interação entre alunos com deficiência e seus colegas, promovendo um ambiente de inclusão e respeito mútuo;
( ) Como mostra a literatura, o mediador deveria ser visto como um profissional que assume o papel principal na inclusão do aluno com deficiência tendo o papel de professor principal da criança;
( ) O papel do mediador escolar é o de auxiliar os alunos com deficiência em suas atividades acadêmicas, favorecer interações saudáveis e, quando necessário, intervir em comportamentos que possam prejudicar alguém no ambiente escola.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.