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O controle do pH é fundamental em inúmeros processos laboratoriais e industriais, e seu cálculo depende da natureza do soluto e da temperatura. Indicadores ácido-base são frequentemente utilizados para a estimativa visual do pH. Sobre esses conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I.O pH de uma solução de ácido fraco, como o ácido acético (CH3COOH), é maior do que o de uma solução de mesma concentração de um ácido forte, como o HCl, pois o ácido fraco se ioniza apenas parcialmente, resultando em uma menor concentração de íons H+ no equilíbrio.
II.A adição de um sal derivado de um ácido fraco e uma base forte, como o acetato de sódio (CH3COONa), a uma solução aquosa pura não altera o pH da solução, que permanece neutro (pH = 7 a 25 °C), pois o sal é eletricamente neutro.
III.A zona de viragem de um indicador ácido-base, como a fenolftaleína (pH 8,2-10,0), corresponde à faixa de pH na qual a cor do indicador muda, e a escolha correta de um indicador para uma titulação depende da compatibilidade de sua zona de viragem com o pH no ponto de equivalência da reação.
Está correto o que se afirma em:
I.O pH de uma solução de ácido fraco, como o ácido acético (CH3COOH), é maior do que o de uma solução de mesma concentração de um ácido forte, como o HCl, pois o ácido fraco se ioniza apenas parcialmente, resultando em uma menor concentração de íons H+ no equilíbrio.
II.A adição de um sal derivado de um ácido fraco e uma base forte, como o acetato de sódio (CH3COONa), a uma solução aquosa pura não altera o pH da solução, que permanece neutro (pH = 7 a 25 °C), pois o sal é eletricamente neutro.
III.A zona de viragem de um indicador ácido-base, como a fenolftaleína (pH 8,2-10,0), corresponde à faixa de pH na qual a cor do indicador muda, e a escolha correta de um indicador para uma titulação depende da compatibilidade de sua zona de viragem com o pH no ponto de equivalência da reação.
Está correto o que se afirma em:
A comunicação de perigos em um laboratório é realizada por meio de sinalização de segurança e da rotulagem de reagentes, que no Brasil segue o Sistema Globalmente Harmonizado (GHS). Acerca dos pictogramas e informações do GHS, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O pictograma de uma chama sobre um círculo (oxidante) e o pictograma de uma chama simples (inflamável) são intercambiáveis, indicando ambos que a substância pode entrar em combustão.
(__)O pictograma que exibe um ponto de exclamação é utilizado para alertar sobre perigos menos severos, como irritação cutânea e ocular, sensibilização da pele, toxicidade aguda (nocivo) e perigo à camada de ozônio.
(__)Além dos pictogramas, um rótulo GHS deve conter obrigatoriamente uma Palavra de Advertência ("Perigo" para perigos mais graves ou "Atenção" para os menos graves), Frases de Perigo (Frases H) e Frases de Precaução (Frases P).
(__)O pictograma de "Perigo à Saúde", que mostra uma silhueta humana explodindo, é usado para indicar perigos crônicos ou graves, como carcinogenicidade, mutagenicidade, toxicidade à reprodução e sensibilização respiratória.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O pictograma de uma chama sobre um círculo (oxidante) e o pictograma de uma chama simples (inflamável) são intercambiáveis, indicando ambos que a substância pode entrar em combustão.
(__)O pictograma que exibe um ponto de exclamação é utilizado para alertar sobre perigos menos severos, como irritação cutânea e ocular, sensibilização da pele, toxicidade aguda (nocivo) e perigo à camada de ozônio.
(__)Além dos pictogramas, um rótulo GHS deve conter obrigatoriamente uma Palavra de Advertência ("Perigo" para perigos mais graves ou "Atenção" para os menos graves), Frases de Perigo (Frases H) e Frases de Precaução (Frases P).
(__)O pictograma de "Perigo à Saúde", que mostra uma silhueta humana explodindo, é usado para indicar perigos crônicos ou graves, como carcinogenicidade, mutagenicidade, toxicidade à reprodução e sensibilização respiratória.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
A preparação e a manipulação de soluções com concentrações precisas são tarefas diárias e fundamentais em um laboratório de química. O conhecimento das diferentes unidades de concentração e dos cálculos de diluição é essencial para a exatidão das análises. Acerca desses conceitos, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A molaridade (M) de uma solução é definida como o número de mols de soluto por quilograma de solvente, sendo uma unidade de concentração que não varia com a temperatura.
(__)Ao diluir uma solução concentrada adicionando mais solvente, a quantidade de matéria (número de mols) do soluto na amostra diminui proporcionalmente ao aumento do volume.
(__)Para preparar 500 mL de uma solução 0,1 M de NaOH (massa molar = 40 g/mol), deve-se pesar precisamente 2,0 g de NaOH, dissolvê-lo em um pequeno volume de água e, em seguida, transferir a solução para um balão volumétrico de 500 mL, completando o volume até o menisco.
(__)A fração molar do solvente em uma solução é uma grandeza adimensional calculada pela razão entre o número de mols do solvente e o número de mols total (soluto + solvente) na solução.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)A molaridade (M) de uma solução é definida como o número de mols de soluto por quilograma de solvente, sendo uma unidade de concentração que não varia com a temperatura.
(__)Ao diluir uma solução concentrada adicionando mais solvente, a quantidade de matéria (número de mols) do soluto na amostra diminui proporcionalmente ao aumento do volume.
(__)Para preparar 500 mL de uma solução 0,1 M de NaOH (massa molar = 40 g/mol), deve-se pesar precisamente 2,0 g de NaOH, dissolvê-lo em um pequeno volume de água e, em seguida, transferir a solução para um balão volumétrico de 500 mL, completando o volume até o menisco.
(__)A fração molar do solvente em uma solução é uma grandeza adimensional calculada pela razão entre o número de mols do solvente e o número de mols total (soluto + solvente) na solução.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
A ligação iônica é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, resultando em compostos com estruturas cristalinas e propriedades características. A formação e a estabilidade desses compostos são regidas por fatores energéticos. Considerando a natureza da ligação iônica e as propriedades dos compostos iônicos, analise as afirmativas a seguir:
I.A formação de uma ligação iônica, como no NaCl, é um processo globalmente exotérmico devido principalmente à alta liberação de energia na formação do retículo cristalino (energia de rede), que compensa a energia absorvida na ionização do metal e na afinidade eletrônica do não-metal.
II.Compostos iônicos são caracterizados por altos pontos de fusão e ebulição, são duros e quebradiços, e conduzem eletricidade quando fundidos ou em solução aquosa, mas não no estado sólido, pois no retículo cristalino os íons não têm mobilidade.
III.A magnitude da energia de rede de um composto iônico aumenta com o aumento da carga dos íons e com a diminuição da distância inter-iônica (menor raio dos íons), explicando por que o MgO (Mg2+ e O2-) tem um ponto de fusão muito mais alto que o NaCl (Na+ e Cl-).
Está correto o que se afirma em:
I.A formação de uma ligação iônica, como no NaCl, é um processo globalmente exotérmico devido principalmente à alta liberação de energia na formação do retículo cristalino (energia de rede), que compensa a energia absorvida na ionização do metal e na afinidade eletrônica do não-metal.
II.Compostos iônicos são caracterizados por altos pontos de fusão e ebulição, são duros e quebradiços, e conduzem eletricidade quando fundidos ou em solução aquosa, mas não no estado sólido, pois no retículo cristalino os íons não têm mobilidade.
III.A magnitude da energia de rede de um composto iônico aumenta com o aumento da carga dos íons e com a diminuição da distância inter-iônica (menor raio dos íons), explicando por que o MgO (Mg2+ e O2-) tem um ponto de fusão muito mais alto que o NaCl (Na+ e Cl-).
Está correto o que se afirma em:
A ligação covalente, base da química orgânica, envolve o compartilhamento de elétrons entre átomos, resultando na formação de moléculas com geometrias espaciais definidas. A Teoria da Ligação de Valência e a hibridização de orbitais explicam a formação dessas ligações. Sobre as ligações covalentes, analise as afirmativas a seguir.
I.Na molécula de eteno (C2H4), a ligação dupla entre os átomos de carbono consiste em uma ligação sigma (σ), formada pela sobreposição frontal de orbitais híbridos sp², e uma ligação pi (π), formada pela sobreposição lateral de orbitais p puros.
II.A molécula de amônia (NH3), de acordo com a Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (VSEPR), possui uma geometria molecular trigonal plana, pois o átomo de nitrogênio central está ligado a três átomos de hidrogênio.
III.Uma ligação covalente apolar ocorre exclusivamente entre átomos do mesmo elemento químico, enquanto a ligação entre átomos de elementos diferentes com eletronegatividades distintas, como no H-Cl, é sempre classificada como iônica.
Está correto o que se afirma em:
I.Na molécula de eteno (C2H4), a ligação dupla entre os átomos de carbono consiste em uma ligação sigma (σ), formada pela sobreposição frontal de orbitais híbridos sp², e uma ligação pi (π), formada pela sobreposição lateral de orbitais p puros.
II.A molécula de amônia (NH3), de acordo com a Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (VSEPR), possui uma geometria molecular trigonal plana, pois o átomo de nitrogênio central está ligado a três átomos de hidrogênio.
III.Uma ligação covalente apolar ocorre exclusivamente entre átomos do mesmo elemento químico, enquanto a ligação entre átomos de elementos diferentes com eletronegatividades distintas, como no H-Cl, é sempre classificada como iônica.
Está correto o que se afirma em: