Filtrar


Questões por página:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, trouxe alterações importantes para o ensino de Arte no país. Além de tornar o componente obrigatório, a partir dessa determinação, o ensino de Arte no Brasil passou a ser:
A criatividade é a habilidade de gerar, avaliar e aprimorar ideias, resultando em soluções originais e úteis num contexto específico. Na área de Arte, ela é um elemento fundamental, permitindo a expressão e a criação artística dos estudantes. Um dos principais meios para que a criatividade possa ser estimulada e ampliada é através do contato e experiências com:
Sobre os elementos formais e sintáticos do desenho, é INCORRETO afirmar que:
O ensino de Arte na escola envolve diversas abordagens e práticas que visam desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos. É fundamental que os professores reconheçam a importância de práticas educativas que promovam a reflexão crítica e a valorização da diversidade cultural, elementos que são essenciais para uma prática pedagógica eficaz no ensino da Arte. Dessa forma, a metodologia de ensino é a essência que conduz a prática. Quando ela é estruturada sobre três eixos principais interconectados, é chamada de
A metodologia para o ensino da Arte conhecida como Disciplined Based Art Education, com ênfase na crítica, desenvolvida por Rosalind Ragans (1988), compreende o uso de dois livros, um para o professor e outro para o estudante. Essa metodologia apresenta a Arte como um artefato de alta qualidade estética, não importando onde ela é produzida. Outra característica importante dessa abordagem é: