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O princípio da gestão democrática deve servir como eixo orientador nas instituições de ensino brasileiras, de acordo com a legislação educacional vigente.


As opções a seguir descrevem consequências atribuídas à gestão democrática, à exceção de uma. Assinale-a.

Também é preciso frisar que apostar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, flexível, solidária, democrática e crítica. O mundo atual precisa de pessoas com uma formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade.


SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo

integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.45.



Acerca da interdisciplinaridade como proposta pedagógica, assinale a afirmativa correta.

A gamificação pode ser uma técnica de ensino aliada a uma prática pedagógica conectada com as novas tecnologias da informação e comunicação. Acerca dessa técnica, analise as afirmativas abaixo:



I. É uma técnica que apropria-se de estratégias e elementos do universo dos jogos, adaptando-os ao contexto da sala de aula.


II. Possibilita tornar o conhecimento mais atrativo, estimulando a competitividade, a socialização, e o prazer da recompensa.


III. É um recurso que promove o aumento do engajamento dos alunos, incentivando a superação de obstáculos, o espírito colaborativo e a capacidade de enfrentar desafios.



Está correto o que se afirma em:

A essência das metodologias ativas diz respeito ao protagonismo dos alunos, à escola participativa e colaborativa, em que se manifestam as condições para que este se desenvolva de forma integral.


SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de

aprendizagem. São Paulo: Cortez,2021, p.886.


As opções abaixo apresentam técnicas de ensino que consistem em metodologias ativas, à exceção de uma. Assinale-a.

Se durante todo este século pudermos constatar que os sistemas educacionais não permaneceram indiferentes ante as mudanças nos modos de produção e gestão empresariais, é lógico pensar que as soluções propugnadas pelo toyotismo também tenham deixado sua marca no sistema educacional.


Para compreender as reformas e inovações educacionais, é preciso desvelar as razões e discursos nos quais se baseiam. Tanto as políticas de reforma educacional oriundas da Administração quanto as modas pedagógicas estão impregnadas de discursos, ideais e interesses gerados e compartilhados por outras esferas da vida econômica e social. Se as crises nos modelos de produção e distribuição capitalista vão sendo resolvidas gradualmente, em um primeiro momento, mediante a aplicação de princípios tayloristas e fordistas, e posteriormente com novas adaptações e mesmo, atualmente, com a gestão de novas fórmulas como o toyotismo, é previsível pensar que algo semelhante pode estar ocorrendo também nos sistemas escolares. Cada modelo de produção e distribuição requer pessoas com determinadas capacidades, conhecimentos, habilidades e valores; e sobre isso os sistemas educacionais têm muito a dizer.



SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.20.



Considerando a reflexão proposta pelo trecho em destaque, assinale a opção que o interpreta corretamente.