Filtrar


Questões por página:
Um técnico de laboratório de biologia molecular realizou uma eletroforese em gel de agarose para analisar os fragmentos de DNA amplificados por PCR. Após a corrida eletroforética, ele observou que a banda de DNA referente aos fragmentos amplificados migrou além do desejado.

Assinale a alternativa que apresenta a provável causa desse resultado e como ele pode ser corrigido.
Próximo ao fim do expediente, inicia-se a limpeza e a desinfecção do laboratório. Ao guardar um frasco com uma substância química corrosiva, o laboratorista sofre um acidente, e o conteúdo do frasco é derramado sobre seu corpo. Imediatamente, o laboratorista tenta se acalmar e inicia as medidas de primeiros socorros. Enquanto isso acontece, seu colega de laboratório corre para pegar a ficha de segurança ou FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) do produto derramado.

Dadas as afirmativas sobre primeiros socorros em acidente com substâncias químicas,

I. A FISPQ contém medidas de primeiros socorros que podem ser aplicadas por pessoas sem treinamento específico.
II. Deve-se lavar com água corrente e substâncias abrasivas a área atingida por 15 a 20 min.
III. Em caso de ingestão acidental do produto químico, deve-se provocar vômito.

verifica-se que está/ão correta/s
O técnico de laboratório deve preparar 100 mL de uma solução estoque de EDTA (Ácido Etilenodiamino Tetra-Acético) a 0,5 molar. Considerando-se que o peso molecular do EDTA é 292,24 g/mol, qual a quantidade de EDTA necessária para preparar essa solução?
Dadas as afirmativas sobre assepsia e técnicas de esterilização,

I. Etanol na concentração de 70% é utilizado para desinfecção e esterilização de superfícies e para antissepsia das mãos.

II. O processo de esterilização em autoclave pode ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico.

III. Instrumentos metálicos e vidros em geral não podem ser esterilizados no forno de esterilização devido às altas temperaturas.

IV. Na esterilização por flambagem, a agulha de platina é levada à chama do bico de Bunsen até ficar totalmente incandescente.

verifica-se que está/ão correta/s
Robert Hooke, em seu trabalho pioneiro Micrographia, publicado em 1665, descreveu seu processo de observação da estrutura da cortiça usando um microscópio:

“Peguei um bom pedaço claro de cortiça e, com um canivete afiado como uma navalha, cortei um pedaço e deixei sua superfície extremamente lisa. Então, examinando-o com um microscópio, me pareceu que ele era um pouco poroso, muito parecido com um favo de mel, mas os poros não eram regulares [...] esses poros, ou células, não eram muito profundos, mas consistiam de muitos pequenos compartimentos, separados de um longo poro contínuo, por certos diafragmas.”

HOOKE, Robert. Micrografia. Londres: Royal Societys 1665.


Nessa descrição, o ato de cortar com um canivete equivale a qual etapa da microscopia?