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Os processos avaliativos no ensino superior ultrapassam a mera aferição de resultados acadêmicos, constituindo práticas formativas que reconfiguram as relações pedagógicas, a gestão curricular e a qualidade institucional. A avaliação institucional, a aprendizagem e a autoavaliação implicam envolvimento ativo da comunidade acadêmica e articulação com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com base nas informações descritas, considera-se que:
A Resolução CNE/CES nº 7/2018, ao regulamentar as diretrizes para a extensão universitária no Brasil, reafirma o papel das instituições de ensino superior no compromisso social com o desenvolvimento humano e científico do país. As atividades extensionistas passam a compor a matriz curricular dos cursos de graduação, articulando ensino e pesquisa por meio da interação dialógica com a sociedade. Com base nas disposições dessa norma, assinale a alternativa correta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) dedica um título à Educação Superior, regulamentando sua organização, finalidades, formas de acesso, estrutura e autonomia institucional. Nessa perspectiva, a LDB reconhece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, valoriza a formação crítica e ética, e assegura às instituições de ensino superior autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
Com base nos preceitos legais da LDB sobre a Educação Superior, marque a alternativa incorreta.
Considerando as dimensões do planejamento, do acompanhamento e da avaliação dos cursos e projetos pedagógicos, assinale a alternativa que apresenta uma compreensão correta, mais crítica e integrada sobre os desafios da organização do trabalho pedagógico nas instituições de ensino superior.
Considerando os pressupostos da gestão democrática e participativa no contexto do ensino superior, assinale a alternativa que apresenta uma compreensão correta, mais abrangente e fundamentada sobre os desafios e possibilidades da gestão democrática no ensino superior contemporâneo.