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O documento “Cartilha Educando para as Relações Étnico-Raciais” destaca a importância do letramento racial para compreender as dinâmicas sociais e combater o racismo. Para tanto, é fundamental diferenciar alguns conceitos-chave. Considerando as definições apresentadas na cartilha, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada termo à sua respectiva descrição.
Coluna 1
1. Discriminação. 2. Preconceito. 3. Racismo.
Coluna 2
( ) Comportamento social originado do preconceito, que diferencia e classifica negativamente uma pessoa em função de alguma característica.
( ) Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos necessários sobre determinado assunto, que inviabiliza o respeito às diferenças.
( ) Forma sistêmica de discriminação baseada em raça/cor e etnia, que tem como resultado a desigualdade e a restrição de direitos, construída e reproduzida a partir de relações de poder e dominação.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Discriminação. 2. Preconceito. 3. Racismo.
Coluna 2
( ) Comportamento social originado do preconceito, que diferencia e classifica negativamente uma pessoa em função de alguma característica.
( ) Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos necessários sobre determinado assunto, que inviabiliza o respeito às diferenças.
( ) Forma sistêmica de discriminação baseada em raça/cor e etnia, que tem como resultado a desigualdade e a restrição de direitos, construída e reproduzida a partir de relações de poder e dominação.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Trata-se do grupo de indivíduos que compartilham origem comum, herança cultural, língua, tradições e memória histórica, constituindo um sentimento de pertencimento que os diferencia de outros grupos. O trecho refere-se à:
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde institui o Colegiado de Gestão do Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS como uma instância interinstitucional e locorregional com funções essenciais para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do setor. De acordo com a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004, são funções ou atribuições desse Colegiado, EXCETO:
Durante uma aula de Educação Física, um aluno sofre trauma no antebraço ao cair no pátio. De acordo com o Protocolo de Suporte Básico de Vida (SAMU 192,2016), na ausência de exposição óssea, a suspeita de fratura em trauma de extremidade deve ser levantada quando o ferimento estiver associado a pelo menos um dos seguintes sinais e sintomas. Assinale a alternativa que NÃO representa um desses critérios.
Durante o intervalo de almoço em uma escola, uma aluna de 10 anos engasga com um pedaço de sanduíche. Ela está consciente, consegue tossir vigorosamente e emitir sons, embora demonstre desconforto e respire com um pouco de dificuldade. O enfermeiro da escola, ao presenciar a situação, avalia a condição da aluna como uma obstrução leve de vias aéreas em paciente responsivo. Nessa situação, de acordo com o Protocolo Suporte Básico de Vida (SAMU 192,2016), fazem parte das ações de abordagem específica em casos obstrução de vias áreas por corpos estranhos, EXCETO: