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No livro Arte, História e Ensino: Uma Trajetória (2002), Dulce Osinski explora como as academias artísticas, inspiradas pelos ideais renascentistas, atuavam durante a Idade Moderna. Sobre o ensino de arte nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com Schlichta e Fonseca (2024), a avaliação no ensino de arte deve ir além da simples mensuração de resultados finais, focando nos processos de aprendizado e no desenvolvimento criativo dos estudantes. Nesse contexto, qual modelo de avaliação prioriza o acompanhamento contínuo, oferece feedbacks regulares, e visa identificar dificuldades e promover melhorias durante o percurso de aprendizagem, alinhando-se aos princípios de ensino artístico?
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Na obra Outras terras, outros sons (2003), Berenice Almeida e Magda Pucci destacam a riqueza musical do mundo. Sobre as ideias apresentadas na obra, assinale a alternativa correta.
Sandra Ramalho e Oliveira (2009), defende que a leitura de imagens exige o entendimento dos elementos semióticos que compõem a comunicação visual. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Sobre as disposições preliminares previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
II. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
III. Na interpretação desta Lei levar-se-á em conta o seu sentido literal.

Está correto o que se afirma em: