Filtrar


Questões por página:
Cor Dijskstra e colaboradores, na Holanda, estudaram durante cinco anos os efeitos do cuidado parental em falcões da Eurásia. Os pesquisadores transferiram filhotes entre os ninhos para produzir ninhadas reduzidas (três ou quatro filhotes), ninhadas normais (cinco ou seis) e ninhadas aumentadas (sete ou oito). Após, eles mediram a porcentagem de pais machos e fêmeas que sobreviveram ao inverno seguinte (tanto os machos quanto as fêmeas cuidam dos filhotes). Os resultados foram expressos no gráfico a seguir:

Q40.png (296×261)
(Neil A. Campbell et al. Biologia de Campbell, 2015. Adaptado)

De acordo com os resultados observados no gráfico, conclui-se que
Há alguns anos, num condomínio recém-construído da zona leste de São Paulo, com apartamentos no valor de até R$ 1,3 milhão, os moradores foram surpreendidos, logo após a mudança, ao encontrar ninhos de ratos-de-telhado (Rattus rattus) em suas varandas gourmet. “Descobrimos que a construtora havia cometido vários erros”, conta o síndico Marcos Burti. A infestação só foi resolvida com a contratação de uma empresa de manejo de pragas.

(www.saopaulo.sp.leg.br. Adaptado)

Os ratos-de-telhado fazem parte da fauna sinantrópica, ou seja, animais que estão adaptados ao ambiente urbano e à proximidade com os seres humanos.

Considerando que todas as medidas de desratização foram tomadas, os moradores foram instruídos a promover o chamado manejo integrado de pragas, que envolve tomar medidas preventivas de antirratização. Dessa forma, uma dessas medidas consideradas seguras e que podem ser adotadas pelos moradores do condomínio seria
A imagem a seguir mostra o animal do gênero Amblyomma, que é transmissor da febre-maculosa:


Q38.png (210×144)
(https://g1.globo.com)

A espécie destacada na imagem é um
O conhecimento sobre as medidas de biossegurança é fundamental para o trabalho de profissionais da área biológica. Uma delas diz respeito aos procedimentos que devem ser adotados com materiais cortantes e de punção.

Assinale a alternativa que apresenta a manipulação correta após o uso desse tipo de material.

A imagem a seguir mostra um platelminto parasita, que tem importância na Saúde Pública:


Q36.png (277×121)

(www.microbiologybook.org)

O platelminto apresentado é da espécie