50 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 8 de 10                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
                 “Em toda a parte onde [o inglês] domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica. O mal não é grande quando eles operam sobre a Zululância e sobre a Cafraria, nessas vastidões da Terra Negra, onde selvagens e a sua cubata mal se distinguem das ervas e das rochas, e são meros acessórios da paisagem: aí encontram apenas uma matéria bruta, onde nenhuma anterior forma de beleza original se estraga, quando eles a refundem para a fazer à sua imagem. Vestir o desventurado rei negro Cetewayo, como eles agora fizeram, de coronel de infantaria, obrigar os chefes do Basutos a saber de cor os nomes da família real inglesa, são talvez actos de feroz despotismo, mas não deterioram nenhuma primitiva originalidade de linha ou de ideia.”  [QUEIROZ, Eça. Cartas da Inglaterra]  
O texto do escritor português Eça de Queiroz ressalta concepção difundida durante a chamada pax britânica, que seria:
    
    O texto do escritor português Eça de Queiroz ressalta concepção difundida durante a chamada pax britânica, que seria:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Filosofia                    
                  
                  
                
              
                Para o pensador inglês John Locke (1632-1704), a função do Estado Moderno (Governo Civil) é:   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      História                    
                  
                  
                
              
                 Leia o fragmento a seguir: 
“A história é busca, portanto escolha. Seu objeto não é o passado: ‘A própria noção segundo a qual o passado enquanto tal possa ser objeto de ciência é absurdo’. Seu objeto é ‘o homem’, ou melhor, ‘os homens’, e mais precisamente ‘homens no tempo’.” [Marc Bloch. Apologia da História ou o ofício de historiador]
De acordo com o texto:
    
    “A história é busca, portanto escolha. Seu objeto não é o passado: ‘A própria noção segundo a qual o passado enquanto tal possa ser objeto de ciência é absurdo’. Seu objeto é ‘o homem’, ou melhor, ‘os homens’, e mais precisamente ‘homens no tempo’.” [Marc Bloch. Apologia da História ou o ofício de historiador]
De acordo com o texto:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Conhecimentos Gerais                    
                  
                  
                
              
                 “No Brasil, a história passou a ser uma disciplina escolar obrigatória na primeira metade do século XIX – momento da afirmação do Estado Nacional – com a criação do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, em 1837.” 
[MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e Cidadania. In: ABREU, Marta e SOIHET, Raquel (org.). Ensino de História. Conceitos, temática e metodologia]
Sobre a implantação da disciplina de História e o período, assinale a alternativa correta:
    
    [MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e Cidadania. In: ABREU, Marta e SOIHET, Raquel (org.). Ensino de História. Conceitos, temática e metodologia]
Sobre a implantação da disciplina de História e o período, assinale a alternativa correta:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                  Em Inteligências Múltiplas, Howard Gardner afirma que “As capacidades linguísticas e lógicas constituem o núcleo da maioria dos testes diagnósticos de inteligências e são colocadas num pedestal pedagógico em nossas escolas.” De acordo com o autor, esta opção feita pelas escolas está: