60 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Assinale a opção que expressa o tipo de avaliação empregado.
A corrente de pensamento construtivista, que tem Jean Piaget (1896-1980) como seu principal expoente, sustenta uma perspectiva que se tornou célebre acerca da aprendizagem.
O processo de aquisição do conhecimento, de acordo com o construtivismo, ocorre por meio
Avaliar é diagnosticar, e diagnosticar, no caso da avaliação, é o processo de qualificar a realidade por meio de sua descrição, com base em seus dados relevantes, e, a seguir, pela qualificação que é obtida pela comparação da realidade descrita com um critério, assumido como qualidade desejada. O diagnóstico, propriamente, configura e encerra o ato de avaliar em si; a intervenção da qual temos falado ao longo deste livro, só ocorre no caso da avaliação de acompanhamento, comprometida com uma ação.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato
pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.295.
No trecho em destaque, o autor apresenta sua definição a respeito do ato de avaliar.
Assinale a opção que a resume corretamente.
A educação das relações étnico-raciais faz-se uma urgência de primeira ordem no âmbito do ensino no Brasil, tendo em vista a imensa diversidade que o constitui.
Um dos objetivos de se educar as relações étnico-raciais, é
Não se fala de autoestima, paixões, frustrações, alegrias, desencantos, comunicação interpessoal, ética, solidariedade e outros itens como se fala de logaritmos ou de eletrodinâmica. (...) Temos obtido interessantes resultados com o emprego de estratégias de sensibilização, em que o papel do capacitador muda de feição. Já não é mais o professor falando, ensinando, expondo os saberes que melhor conhece para quem não os conhece bem; é, efetivamente, um professor-capacitador que conhece jogos operatórios, sabe trabalhar estudos de caso, aprendeu estratégias para aguçar sensibilidades e as utiliza para propor discussões, sugerir debates, angariar depoimentos e, raramente, eleger concussões.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender.
Porto Alegre: Artmed,2002, p.65.
A aula descrita pelo trecho supracitado tem como foco central o desenvolvimento de capacidades