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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público-alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir

Maria é uma estudante de 10 anos com deficiência física. Embora sua deficiência não a impeça de participar das atividades, ela enfrenta dificuldades. A escola não oferece adaptações adequadas para que Maria possa se envolver plenamente nas atividades físicas e em outros momentos que exigem mais mobilidade. Esse tipo de comportamento impede que ela participe de forma igualitária em relação aos outros alunos.


Com base na Lei Brasileira de Inclusão (2015), esses comportamentos que prejudicam a participação social de Maria em igualdade de condições com os outros estudantes são classificados como

Durante uma reunião pedagógica, a coordenadora destaca a importância do conhecimento do Plano Municipal de Educação (PME) na prática profissional.


Com o objetivo de alinhar a prática ao conteúdo do PME, a coordenadora aborda que, com base na Lei no 15.029/2015, uma das diretrizes do PME de Campinas consiste

O bullying e a violência escolar são fenômenos que impactam negativamente o ambiente educacional e o desenvolvimento dos alunos.


De acordo com estudos sobre o tema, uma estratégia eficaz para a prevenção do bullying nas escolas consiste em

Em uma escola municipal, a psicóloga escolar Carolina nota que muitos alunos demonstram dificuldades na adaptação ao ambiente escolar. Alguns apresentam sinais de ansiedade, outros têm dificuldades em se relacionar com os colegas ou têm dificuldades de concentração nas aulas, apesar de não apresentarem problemas acadêmicos evidentes. Com o objetivo de melhorar o bem-estar emocional dos alunos e oferecer suporte adequado, Carolina decide intervir.


Considerando que a atuação do psicólogo escolar deve ser alinhada às necessidades do contexto escolar e às práticas de Psicologia Educacional, é correto afirmar que Carolina deve