Questões da prova:
FURB - 2024 - SEDUC-MT - Professor - Informação e Comunicação
limpar filtros
38 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Gerência de Projetos
Considere as seguintes assertivas sobre gestão de projetos em TICs. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(_)A metodologia ágil é a única abordagem válida para a gestão de projetos em TICs.
(_)O gerenciamento de riscos é uma parte opcional na gestão de projetos em TICs, pois os problemas tecnológicos geralmente se resolvem sozinhos.
(_)O escopo do projeto deve ser definido e documentado claramente antes de seu início para evitar mudanças frequentes e desvio de recursos.
(_)O planejamento de recursos em projetos de TICs deve considerar as necessidades de hardware e software, não sendo necessário indicar outros elementos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(_)A metodologia ágil é a única abordagem válida para a gestão de projetos em TICs.
(_)O gerenciamento de riscos é uma parte opcional na gestão de projetos em TICs, pois os problemas tecnológicos geralmente se resolvem sozinhos.
(_)O escopo do projeto deve ser definido e documentado claramente antes de seu início para evitar mudanças frequentes e desvio de recursos.
(_)O planejamento de recursos em projetos de TICs deve considerar as necessidades de hardware e software, não sendo necessário indicar outros elementos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
As tecnologias digitais de informação e comunicação têm provocado mudanças nos sistemas educacionais, modificando metodologias e recursos e requerendo novos comportamentos de professores e de alunos. Alguns autores classificam essas evolução dos modelos educacionais denominando-os de Educação 1.0,2.0,3.0 e 4.0. Nesse sentido, observe as assertivas a seguir:
I.Na Educação 1.0, o foco é a transmissão do conhecimento por parte do professor.
II.Na Educação 2.0, o livro e o quadro negro deixam de ser elementos importantes para o ensino e a aprendizagem.
III.Na Educação 3.0, novos métodos de ensino são aplicados, mas os estudantes ainda devem atuar de forma passiva, memorizando conteúdos.
IV.Na Educação 4.0, os estudantes devem utilizar intensivamente as tecnologias digitais, aprendendo recursos como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
É correto o que se afirma em:
I.Na Educação 1.0, o foco é a transmissão do conhecimento por parte do professor.
II.Na Educação 2.0, o livro e o quadro negro deixam de ser elementos importantes para o ensino e a aprendizagem.
III.Na Educação 3.0, novos métodos de ensino são aplicados, mas os estudantes ainda devem atuar de forma passiva, memorizando conteúdos.
IV.Na Educação 4.0, os estudantes devem utilizar intensivamente as tecnologias digitais, aprendendo recursos como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
É correto o que se afirma em:
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online que facilita a criação, a distribuição e o gerenciamento de cursos e materiais educacionais. Esses ambientes permitem a interação entre professores e alunos, oferecendo ferramentas para comunicação, avaliações, atividades colaborativas e acompanhamento do progresso dos estudantes. Desse modo:
I.Os AVAs oferecem um amplo conjunto de recursos para os professores criarem atividades diferenciadas para os seus estudantes.
ll.Os AVAs oferecem recursos de comunicação síncrona (fórum) e assíncrona (chat) entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes.
Ill.Os AVAs foram popularizados na década de 90, sendo que atualmente muitos são baseados no Moodle.
É correto o que se afirma em:
I.Os AVAs oferecem um amplo conjunto de recursos para os professores criarem atividades diferenciadas para os seus estudantes.
ll.Os AVAs oferecem recursos de comunicação síncrona (fórum) e assíncrona (chat) entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes.
Ill.Os AVAs foram popularizados na década de 90, sendo que atualmente muitos são baseados no Moodle.
É correto o que se afirma em:
Atualmente, está disponível como recurso para o ensino e para a aprendizagem um conjunto de plataformas que possibilitam ao professor acompanhar o andamento do progresso dos estudantes, verificando o seu ritmo, monitorando e avaliando os estudantes em tempo real e oferecendo atividades personalizadas de acordo com o seu nível de conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, que oferecem o mesmo conteúdo para todos os alunos, essas plataformas utilizam algoritmos e inteligência artificial para criar experiências de aprendizado únicas e personalizadas. Essas plataformas são denominadas:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Administração Geral
Os sistemas de gestão do conhecimento são plataformas tecnológicas projetadas organização, para armazenamento, facilitar captura, recuperação e compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização. Eles combinam ferramentas e práticas de gerenciamento de informações e conhecimento para melhorar a eficiência organizacional, a inovação e a tomada de decisões. Um dos modelos mais conhecidos sobre o tema define dois tipos de conhecimento: o conhecimento ____ é subjetivo e inerente às habilidades da pessoa, sendo altamente personalizado, pois é radicado nas ações, experiências, emoções, valores, ideias, esquemas, insights, entre outras vivências pessoais; o conhecimento ____ é formalizado e pode ser descrito em palavras, datas, números, manuais, fórmulas, conceitos, princ1p1os universais, entre outras formas de representação.
Assinale a alternativa que correta a respectivamente preenche as lacunas no excerto:
Assinale a alternativa que correta a respectivamente preenche as lacunas no excerto: