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Leia o excerto a seguir.

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,2009, p.31.

Segundo o documento das Diretrizes, a avaliação na educação infantil
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos orientadores
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, inseriu a educação infantil como primeira etapa da educação básica, e definiu que a finalidade da educação infantil é promover o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. Esse tratamento, de acordo com o MEC, evidencia a necessidade de se considerar a criança como um todo. Por isso, na educação infantil trabalha-se de forma indissociável
No Brasil, foi somente na década de 1980 que diversos setores da sociedade uniram forças para lutar pelo direito da criança a uma educação de qualidade desde o nascimento. O seu direito à educação só foi efetivamente reconhecido com
Sabe-se que em seu início, especialmente no Brasil, as creches e maternais tinham objetivo assistencialista com as crianças. Assim, seu enfoque era