Questões da prova:
VUNESP - 2025 - Prefeitura de Guararapes - SP - Professor - Artes
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Artes Plásticas
Observe a imagem a seguir:
(Anita Malfatti, O Japonês,1915. Coleção Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo)
A obra O Japonês (1915) é demonstrativa do alinhamento da artista com tendências
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Educação Artística
A primeira instituição museológica pública do Estado de São Paulo foi
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Artes Visuais
Observe a imagem a seguir:
(Primeira missa no Brasil,1860. Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro)
A Primeira missa no Brasil foi elaborada tendo como base a carta de Pero Vaz de Caminha e, segundo Migliaccio (apud Barcinski,2015), obteve sucesso como representação canônica do passado nacional mesmo em épocas adversas às concepções estéticas que a produziram.
A pintura é de autoria de
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Não definido
A chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil, em 1816, é um ponto de partida para a compreensão do período.
Para Dias (apud Barcinski,2015), os integrantes da Missão, liderados por Joachim Le Breton,
Para Dias (apud Barcinski,2015), os integrantes da Missão, liderados por Joachim Le Breton,
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Artes Cênicas
Leia o texto a seguir:
Forma de realização cênica que é parte crucial do teatro do oprimido desenvolvido por Augusto Boal. Nele, o espectador assume o papel de protagonista na cena e transforma a ação dramática proposta, experimentando diretamente as ações que considera pertinentes à situação mostrada. Sua função é que o espectador ensaie discursos e intervenções, preparando-se para uma ação real. Esse ensaio se baseia na experiência estética, ou seja, no aprendizado e na reflexão sobre o pensamento sensível, sua expressão e sua influência no real.
(I. D. Koudela, Léxico de pedagogia do teatro,2015. Adaptado)
A descrição retrata o
Forma de realização cênica que é parte crucial do teatro do oprimido desenvolvido por Augusto Boal. Nele, o espectador assume o papel de protagonista na cena e transforma a ação dramática proposta, experimentando diretamente as ações que considera pertinentes à situação mostrada. Sua função é que o espectador ensaie discursos e intervenções, preparando-se para uma ação real. Esse ensaio se baseia na experiência estética, ou seja, no aprendizado e na reflexão sobre o pensamento sensível, sua expressão e sua influência no real.
(I. D. Koudela, Léxico de pedagogia do teatro,2015. Adaptado)
A descrição retrata o