Questões da prova:
VUNESP - 2025 - Prefeitura de Guararapes - SP - Professor - Artes
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Pedagogia
Dubet (2004) problematiza os limites da igualdade de oportunidades. O autor alerta que as sociedades democráticas assumem que “a escola é justa porque cada um pode obter sucesso nela em função de seu trabalho e de suas qualidades”.
Ou seja, o autor denuncia que essas sociedades escolheram convictamente como princípio essencial de justiça
Ou seja, o autor denuncia que essas sociedades escolheram convictamente como princípio essencial de justiça
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma equipe de professores tem problematizado o desinteresse das crianças por atividades propostas na escola para o uso das tecnologias de informação e comunicação (ICTs). Isso tem acontecido mesmo após a adoção de aulas formais de ICT, mobilizando processamento de texto, planilhas eletrônicas e lições de casa voltadas à visitação de sites sugeridos pela equipe.
Na perspectiva de Buckingham (2010), o caso enfrentado pelos professores revela que
Na perspectiva de Buckingham (2010), o caso enfrentado pelos professores revela que
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Pedagogia
Arroyo (2007) tematiza a sensibilidade docente e a estruturação de seu trabalho em relação tanto à organização curricular quanto à organização escolar. O autor propõe a seguinte problematização:
No nosso sistema educacional, a estrutura das escolas é rígida, disciplinada, normatizada, segmentada, em níveis, séries, estamentos e hierarquias. O trabalho docente reproduz essas estruturas, hierarquias, níveis e prestígios, reproduz carreiras e até salários, hierarquizados. A organização de nosso trabalho é pela organização escolar que, por sua vez, é da organização curricular.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
No nosso sistema educacional, a estrutura das escolas é rígida, disciplinada, normatizada, segmentada, em níveis, séries, estamentos e hierarquias. O trabalho docente reproduz essas estruturas, hierarquias, níveis e prestígios, reproduz carreiras e até salários, hierarquizados. A organização de nosso trabalho é pela organização escolar que, por sua vez, é da organização curricular.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Pedagogia
Almeida e Silva (2018) afirmam que a escola é o lugar das primeiras análises e dos diagnósticos sistemáticos dos estudantes. Ambos “apresentam um quadro de organização da realidade, mas sua compreensão advém de formação de categorias para a interpretação do que se diagnosticou”.
Para os autores, a chave de interpretação da compreensão dos fenômenos é
Para os autores, a chave de interpretação da compreensão dos fenômenos é
Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Pedagogia
Abramovay (2012), ao discutir como romper o ciclo da violência, afirma haver uma perspectiva que deve orientar o processo de transformação do ambiente escolar, “enquanto estratégia que alcança tanto a formação do corpo docente e demais profissionais da escola quanto as práticas pedagógicas no cotidiano da escola”.
Trata-se da
Trata-se da