limpar filtros
Questões por página:
O trabalho do assistente social na Política de Educação, com vistas ao fortalecimento do projeto ético-político da categoria, pressupõe a referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano. A inserção de assistentes sociais na Política de Educação, a partir da mediação de programas governamentais, instituídos por pressão da sociedade civil, responde especialmente às requisições socioinstitucionais de
Com a Constituição de 1988 a participação social passa a ser valorizada em relação ao controle do Estado, mas também no processo de decisão, formulação, gestão e implementação das políticas sociais. A garantia de direitos sociais nesse campo foi acompanhada da consolidação de uma nova institucionalidade. Todavia, esse processo se efetiva principalmente por meio dos diversos formatos de conselhos, incorporando, além dos movimentos sociais, vários outros sujeitos e grupos presentes no debate público setorial. À essa participação são atribuídos três sentidos: capacidade da sociedade de alargamento de direitos; transparência na deliberação e visibilidade das ações; e maior evidência
A avaliação de políticas públicas mostra-se relevante na medida em que busca mensurar seu impacto na realidade. Esse impacto pode ser objetivo (condições materiais de vida da população), subjetivo (dimensão ideológica e cultural) ou substantivo (avanço qualitativo na vida da população usuária da política). A avaliação de impacto procura identificar em que medida a política alcança seus objetivos e quais são seus efeitos secundários, previstos e não previstos. Em se tratando dos vários momentos que a caracterizam, a avaliação de impacto é realizada quando a política se encontra
A análise da situação concreta é a dimensão fundamental de um planejamento que se pretenda estratégico. Essa dimensão permite que os planejadores analisem a realidade em sua dinamicidade, buscando compreender as diversas determinações que a constituem e as relações entre os diferentes sujeitos que atuam sobre ela. Nessa perspectiva, o procedimento estratégico não se sobrepõe à realidade, emerge dela, por isso deve ser situacional. Diferentemente do modelo corporativo, o planejamento estratégico situacional possui um elemento central, que é a perspectiva de
Direção, organização, planejamento e controle constituem as quatro funções básicas para gerir uma organização, uma política, programa ou projeto. A interrelação de tais funções é permanente e dinâmica, condição essa que qualifica e determina o processo de gestão. Nesse sentido, é correto afirmar que a implementação de cada uma dessas funções deve ser orientada pela perspectiva teórico-política que fundamenta