40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
“uma criança branca pergunta à educadora se ficará suja se pegar na mão de outra criança negra, a educadora que também era negra contou o caso sorrindo e disse à criança “que é claro que não, todo mundo é igual”; um monitor relembra o dia em que um grupo de meninas brincava “de casinha” e, dentre elas, a menina negra, a qual ele denominou “a de pele mais escura” fazia o papel de empregada doméstica, ele resolveu intervir sugerindo que as meninas trocassem de papéis, mas elas abandonaram o jogo e quando ele se afastou, elas retomaram a brincadeira com a mesma divisão de papéis; a linguagem usada pelas educadoras ao definir as crianças que passavam por episódios preconceituosos: “cabelo ruim” ou “mas essa era pretinha mesmo, pretinha que chegava a ser azul de tão preta”. (AFONSO,1995, p.17)
Para que esse tipo de comportamento seja superado, práticas promotoras de igualdade racial são necessárias, como:
Leia o relato, abaixo:
Yasmim, do berçário dois: o pai é negro e a mãe é branca. Quando viu a imagem de um homem negro no mural da sala, logo associou a seu pai e apontou a fotografia, demonstrando satisfação enorme, e falou: “Papai! Papai!” Quando observamos essa cena, nós nos demos conta de que talvez as crianças negras nunca houvessem tido a oportunidade de fazer esse tipo de associação ou identificação entre os seus familiares e imagens expostas nas paredes do CEI. Isso teve muito impacto. Isso mudou nosso olhar e nos fez ver como a questão da diversidade racial precisa estar presente em todos os espaços da escola.
Professora Ana Carolina,
CEI Josefa Júlia,25/5/2011.
https://www.gov.br/mec/ptbr/media/seb/pdf/publicacoes/educacao_infantil/revis tadeeducacaoinfantil_2012.pdf
Pela exposição da professora, pode-se concluir que:
I. Todos os momentos podem ser pedagógicos à medida que o adulto interage com a criança, estreitando-se os vínculos afetivos.
II. Os docentes, ao promover as ações, devem proporcionar cuidados básicos ao mesmo tempo em que se atentam para a construção da autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico e social.
III. Para cuidar, é necessário um conhecimento daquele que necessita de cuidados, o que exige proximidade, tempo, entrega.
IV. Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Estão corretas as afirmações contidas em:
A quantidade de adjetivos corretos no quadro, referentes ao educar e cuidar, é: