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As creches devem proporcionar condições de garantia para o desenvolvimento do potencial de crescimento adequado e a manutenção da saúde integral das crianças, envolvendo aspectos educacionais, sociais, culturais e psicológicos, incluindo práticas alimentares adequadas. Sobre essas últimas práticas, a alternativa correta é:
Doenças como resfriados, gripes, varicela, sarampo, comuns na educação infantil, transmitidas por via respiratória, ocorrem dentre outras maneiras, por contato direto com a respiração da pessoa que está com o vírus ou bactéria, eliminadas pela tosse, espirro, coriza. Observe os cuidados abaixo:

1. Varrer e espanar, provocando a dispersão de poeiras e de partículas ressecadas que estejam depositadas no mobiliário e piso.

2. Oferecer água e suco de frutas naturais diariamente.

3. Evitar o banho de sol em horários adequados.

4. Realizar somente atividades dentro da sala, priorizando o confinamento.

5. Efetuar limpeza imediata, com água e detergente, de superfícies e brinquedos sujos por secreções respiratórias (coriza, catarro).

6. Limpar o nariz das crianças com lenços descartáveis e jogá-los em lixeira própria.

A fim de evitar a proliferação de tais doenças, os cuidados corretos são apenas:
A convulsão, ou crise convulsiva, caracteriza-se pela ocorrência de uma série de contrações rápidas e involuntárias dos músculos, ocasionando movimentos desordenados, geralmente acompanhada de perda da consciência. Decorre de alterações elétricas no cérebro e pode ter várias causas, entre elas: epilepsia (principal causa), infecções, traumas na cabeça, febre em crianças pequenas etc. Os procedimentos corretos de primeiros socorros durante uma crise são:
A segurança no ambiente escolar vai além de evitar a violência e o acesso de pessoas estranhas ao local de ensino. Na educação infantil, ela deve ser vista como sinônimo de acolhimento e de liberdade com o objetivo de permitir um desenvolvimento saudável a todas as crianças. Para isso, algumas atitudes corretas são:
Antes da Constituição Federal de 1988, o termo educação pré-escolar era usado com o objetivo de: