limpar filtros
Questões por página:
“Tudo é possível, quando é (im)possível para todo mundo” (BROTTO,2020).
Analise as afirmativas abaixo sobre a Pedagogia da Cooperação.

1. Seu propósito é criar ambientes colaborativos onde cada pessoa, grupo, organização e comunidade possa VenSer plenamente quem é para poder SerVir mais completamente ao bem.
2. Deve ser exclusivamente objeto da Educação Física Escolar.
3. Contribui para ambientes inclusivos que repercutem na formação das pessoas e na transformação da sociedade.
4. Por reconhecer a complexidade das relações que se estabelecem nos grupos e para fugir da armadilha da fragmentação do saber, a Pedagogia da Cooperação é uma abordagem disciplinar.
5. Propõe a reflexão sobre os saberes constituídos em um diálogo intercultural, que se abra para a singularidade de cada um e para a inteireza do ser.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“O desempenho do movimento coordenado voluntário exige a preparação do sistema de controle motor” (MAGILL,2000).

As tarefas que envolvem a manutenção da prontidão por longos períodos são conhecidas como tarefas:
“Podemos dizer que influenciada pela mídia a Educação Física também faz parte dessa espécie de pedagogia corporal” (VAZ,2002).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) relacionadas ao discurso midiático sobre o exercício físico, saúde e estética e suas implicações na Educação Física Escolar.

( ) Se a Educação Física na escola não toma para si o papel de discussão de tais modelos de subjetivação corporal, torna-se claro, que a mídia e todos que com ela trabalhem assumirão tal tarefa.
( ) Educação Física escolar deve prescindir da formação da estética corporal, pois não é na escola que tais preocupações devem ser discutidas.
( ) É necessária uma reflexão em torno das questões da saúde na Educação Física escolar, ampliando o olhar no sentido de ultrapassar o plano unicausal de que a atividade física gera saúde automaticamente.
( ) É positiva a realização de uma abordagem multidisciplinar entre os campos da Educação Física e a Sociologia com relação a discussões quanto às questões corporais, aos padrões de beleza, às questões sobre estética e saúde, bem como as interferências e influências da mídia nesses processos.
( ) Visualizam-se novos desafios às questões curriculares da Educação Física, tanto nos cursos de formação de licenciados bem como àqueles que compõem o cenário escolar, no trato pedagógico das questões de saúde e estética.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que indica corretamente a habilidade que o cérebro tem de assimilar e processar informações para convertê-las em conhecimento a fim de tomar decisões e/ou produzir respostas.
“Observamos uma supervalorização do trabalho com o corpo fora da escola em detrimento do trabalho dentro dela” (BERTINI JUNIOR & TASSONI,2013).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) relacionadas à formação do professor de Educação Física e a sua importância na Escola.

( ) Os currículos dos cursos de graduação em educação física somente há poucos anos vêm incluindo disciplinas próprias das ciências humanas, e isso parece estar sendo útil para a ampliação da discussão cultural da área.
( ) O próprio nome ‘educação física’ remete à sua compreensão para o âmbito cultural, e determina uma educação exclusiva sobre o físico.
( ) A licenciatura em educação física visa proporcionar maior conhecimento sobre Educação em geral, teoria e prática da educação física nos diferentes níveis de ensino.
( ) Os currículos devem reforçar a formação de um profissional prático, e com suporte teórico restrito, pois a Educação Física é a única disciplina prática da escola.
( ) A relação teoria e prática torna-se questão irrelevante de discussão no currículo e na formação docente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.