limpar filtros
Questões por página:
Primeiros socorros são os tratamentos imediatos e provisórios ministrados a uma vítima de trauma ou emergência clínica no local do próprio acidente (…)” (SANTOS,2014).

Sobre uma luxação no tornozelo, é correto afirmar que:
“A formação dos profissionais licenciados é uma preocupação desde a fundação dos cursos de licenciatura no Brasil” (PICONEZ,2015).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao educar e ao cuidar na escola.

( ) Saber cuidar é uma condição para o pleno desenvolvimento humano, sendo apreendido culturalmente no seio familiar e ampliando-se para a vida, como uma atitude ética esperada por cada sujeito.
( ) Cuidando, ensinando e brincando naturalmente em ambientes salutares e com estímulos positivos, toda criança se desenvolve.
( ) Como o brincar, o cuidar e o ensinar fazem parte de toda a vida e de vivências humanas, é na escola que esse tripé pode ser utilizado como recurso pedagógico para ampliar o desenvolvimento dos educandos.
( ) A função exclusiva do professor é a de promover o ensino, visando à aprendizagem dos alunos; cuidar é tarefa da família.
( ) Para cuidar, é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com Kunz (2013), “é necessário que se inicie na escola um processo de transformação do esporte”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes ao lugar e ao papel do esporte na escola na perspectiva do autor citado.

( ) Deve ter a competição e a concorrência como princípios fundamentais e único para o seu funcionamento.
( ) É necessário romper a ideia de que se trata de uma atividade apenas para jovens e com finalidades competitivas.
( ) O foco deve estar na aprendizagem motora e nos gestos técnicos para uma prática esportiva com qualidade.
( ) O aluno deve ser o centro de interesse do ensino dos esportes, e não as atividades a serem realizadas.
( ) Desenvolver capacidades de autonomia onde os alunos são tratados como redescobridores, reinventores dos movimentos, autores do esporte que praticam.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“A escola é o local onde todas as crianças frequentam e estão disponíveis para práticas corporais das mais diversas” (FRANCISCO & ROTHER,2021).

Analise as afirmativas abaixo com base na detecção de talentos esportivos na escola.

1. A escola é o local onde todas as crianças frequentam e estão disponíveis para práticas corporais das mais diversas, sendo o único local a ser utilizado para a detecção de talentos esportivos.
2. O talento esportivo é uma das manifestações das altas habilidades e deve ser descoberto para ser desenvolvido da melhor maneira e o mais cedo possível.3. Embora a importância da Educação Física escolar seja destacada, ainda existe um desconhecimento relacionado de como conduzir o processo de identificação de talentos no contexto escolar.
4. Os talentos motores podem ser definidos como crianças e adolescentes capazes de apresentar desempenho superior atípico, geralmente igual a ou superior ao percentil 50, em um ou mais testes de velocidade, força, agilidade e resistência.
5. Considerando a natureza multidimensional e dinâmica do talento esportivo, na prática, os professores necessitam de ferramentas para estimar de maneira válida e fidedigna o potencial esportivo dos seus alunos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“O conceito de transversalidade na educação tem ganhado cada vez mais relevância nas discussões sobre práticas pedagógicas contemporâneas” (FONSECA, DENNY & RODRIGUES,2014).
Analise as afirmativas abaixo com base na transversalidade da interdisciplinaridade curricular.

1. A transversalidade, ao permitir a integração entre diferentes disciplinas e a abordagem de temas que dialogam diretamente com as realidades dos alunos, tem o potencial de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e relevante.
2. A fragmentação do conhecimento, característica do modelo de transversalidade, tende a excluir os alunos que não conseguem se adaptar a essa estrutura rígida, enquanto a fragmentação do conhecimento promove uma aprendizagem que dialoga com as experiências e realidades dos estudantes, favorecendo a inclusão e o engajamento.
3. A transversalidade na educação pode ser definida como uma abordagem pedagógica que visa integrar diferentes áreas do conhecimento, de modo a promover uma visão holística e interconectada dos conteúdos e, consequentemente, da realidade.
4. Para que a transversalidade seja efetiva, é fundamental que os professores estejam preparados para trabalhar de forma interdisciplinar e sejam capazes de articular os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento de maneira coesa.
5. A construção de um currículo integrado é desnecessária para que a transversalidade se concretize na prática pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.