limpar filtros
Questões por página:
O planejamento e a avaliação são processos indissociáveis e centrais na prática docente, exigindo do professor de Geografia uma visão contínua e formativa. O planejamento deve estar alinhado às competências e habilidades da BNCC (Lei nº 9.394/1996) e considerar o contexto da turma e as diferentes linguagens da área (cartográfica, gráfica e escrita). A avaliação, por sua vez, deve ser um instrumento diagnóstico, regulador e de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, visando aprimorar as metodologias e não apenas classificar o estudante. A escolha de métodos e instrumentos deve refletir a complexidade do Raciocínio Geográfico.

Sobre os fundamentos do Planejamento e da Avaliação Pedagógica no Ensino de Geografia, assinale a alternativa INCORRETA:
O espaço agrário contemporâneo reflete as transformações globais impulsionadas pela Revolução Técnico-Científica-Informacional, onde a agricultura deixou de ser apenas uma atividade de subsistência para se integrar ao complexo do Agronegócio. Esse modelo, pautado na monocultura, alta produtividade e forte dependência de insumos externos, reconfigura as relações sociais no campo e intensifica as questões ambientais. A análise da tipologia agrícola, desde os sistemas tradicionais até os modernos, é crucial para que o estudante compreenda a lógica de produção e circulação de commodities e a manutenção das desigualdades regionais no país.

Considerando os diferentes modelos e características da atividade agrícola no contexto da Geografia Econômica, assinale a alternativa CORRETA:
A Geografia Humana dedica-se ao estudo da relação entre a sociedade e o espaço, abordando a distribuição, dinâmica e organização das populações no planeta. Fenômenos como a transição demográfica, os fluxos migratórios (que redefinem culturas e territórios) e a rápida urbanização exigem do professor uma análise crítica das causas e consequências das desigualdades socioespaciais.
Correlacione os conceitos da Geografia Humana (Coluna I) com suas respectivas definições ou características (Coluna II).

Coluna I − Conceito

1. Transição Demográfica
2. Metropolização
3. Migração Pendular
4. Êxodo Urbano

Coluna II − Definição/Característica

(__) É o movimento populacional de saída de uma área rural (Êxodo Rural) ou de cidades menores em direção aos grandes centros urbanos, um fenômeno intenso no Brasil entre os séculos XX e XXI.
(__) Processo marcado pela passagem de elevadas taxas de natalidade e mortalidade para baixas taxas em ambas, resultando em alterações na estrutura etária da população (envelhecimento).
(__) Refere-se à expansão e à interconexão funcional das áreas urbanas, levando à formação de extensas aglomerações, como as regiões metropolitanas e as megacidades.
(__) É o deslocamento diário e rotineiro de trabalhadores e estudantes entre municípios vizinhos (ou bairros distantes) por motivos de trabalho ou estudo, sem mudança de residência permanente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses da Coluna I
Com base exclusivamente nas categorias centrais do pensamento geográfico adotadas como fundamentos metodológicos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, e sem considerar outras abordagens, assinale a alternativa CORRETA:
A dinâmica demográfica brasileira, marcada pela Transição Demográfica, provocou intensas alterações na estrutura populacional e na organização do espaço, sendo o envelhecimento populacional uma das consequências mais notáveis. A distribuição da população, por sua vez, reflete o processo histórico de ocupação, com acentuada concentração nas áreas litorâneas e nos centros urbanos, o que evidencia as desigualdades socioespaciais persistentes no território. O domínio desses temas é fundamental para a análise geográfica dos desafios brasileiros contemporâneos.

Considerando os aspectos demográficos e sociais da Geografia do Brasil, assinale a alternativa CORRETA: