limpar filtros
Questões por página:
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seus artigos 15 e 17, detalha o direito da criança ao respeito e à preservação de sua imagem como uma das formas de garantir seu apreço. Ainda, de acordo com o art.18 do ECA, é dever de todos evitar que as crianças e os adolescentes sejam expostos a situações vexatórias ou constrangedoras. A escola pode contribuir para a preservação da imagem das crianças, tomando o seguinte cuidado:

Ana Flor é aluna da Educação Infantil e tem apresentado elevado número de ausências. Em reunião sobre o caso, os professores começaram a debater sobre a frequência mínima exigida do total de horas ministradas nessa etapa de ensino:



Professora Malu diz que são 75%.


Professora Fernanda fala em 80%.


Professora Norma afirma que são 60%.


Professora Otávia fala sobre 50%.



A professora que acertou a frequência mínima exigida do total de horas foi:

Além de oferecer ambiente, cuidados e oportunidade para que as crianças tenham suas necessidades atendidas, o professor pode desenvolver com os diversos grupos etários, de acordo com seu desenvolvimento e interesse, atividades relacionadas aos momentos de sono e repouso ou projetos que abordem a importância do descanso para os seres humanos e outras espécies. Dentre algumas ações, analise as propostas abaixo:



I - cantar para os bebês as mesmas canções de ninar que seus pais ou parentes cantam e gradativamente introduzir outras.


II - tocar, embalar, massagear, acalentar os bebês que desejem ou que necessitem desse cuidado para relaxar e/ou dormir.


III - utilizar os medos, sonhos e fantasias associadas ao dormir, de modo que, com tais sentimentos, eles se sintam desconfortáveis e durmam.


IV - desenvolver projetos de pesquisa sobre os hábitos, rituais e cuidados utilizados na família e em outras culturas nos momentos de sono e repouso.



Estão CORRETAS as ações contidas em:

A retirada das fraldas e o controle dos esfíncteres pela criança constitui um processo complexo que integra aspectos biológicos, afetivos, emocionais e sociais. Ela passa a se interessar pelas suas eliminações e experimentar com mais consciência as sensações provocadas pela contração e relaxamento dos esfíncteres. Passa também a reter o xixi durante mais tempo, resultado do desenvolvimento da capacidade de sua bexiga em armazenar uma certa quantidade de urina durante um determinado tempo. Dependendo do desenvolvimento de cada criança, isso pode ocorrer:
A organização dos momentos de oferta de alimentos precisa ser feita em ambientes mais tranquilos, em pequenos grupos, com acompanhamento mais próximo pelo adulto, que propicia segurança afetiva e ajuda a construir gradativamente as habilidades para a independência ao alimentar-se. Para um bom desenvolvimento do processo de alimentação,