limpar filtros
Questões por página:
Um jovem de 16 anos é encontrado sem vida em um lago após um passeio com um grupo de amigos. O perito médico-legista descreve presença de secreção aerada, “espuma”, na boca e narinas, líquidos espumosos nas vias aéreas, enfisema hidroaéreo do pulmão, água no estômago e petéquias na pleura. Não foram identificadas lesões traumáticas relevantes. Em relação ao caso clínico, assinale a alternativa correta.
Um bebê de 6 meses chega ao Departamento Médico-Legal após sua morte no domicílio. O corpo foi encontrado sem vida no berço, com o rosto encostado no colchão, em decúbito ventral. O laudo necroscópico descreveu congestão facial, cianose, petéquias nas conjuntivas e escoriações leves no nariz compatíveis com atrito contra o tecido. O perito criminal constatou berço com colchão excessivamente macio e uma grande quantidade de cobertores. A causa mais provável do óbito é:
Uma mulher de 38 anos é encontrada caída no chão úmido de uma fábrica, próxima a uma máquina industrial energizada. O corpo apresenta lesão em placa esbranquiçada na palma da mão esquerda, com bordas nítidas e centro deprimido, além de uma área enegrecida no tornozelo direito. O exame necroscópico revelou rigidez cadavérica em instalação, sem sinais de putrefação. Não há fraturas nem outras lesões traumáticas aparentes. Considerando os achados descritos, é correto afirmar que:
Em relação aos fenômenos cadavéricos, assinale a alternativa correta.
Um homem de 76 anos é encontrado morto em sua residência na zona rural. Ao exame necroscópico, o médico-legista identificou extensa e profunda lesão em região temporal direita, de bordos pouco regulares, sem caudas, com fundo anfractuoso, com presença de edema traumático e equimose junto às margens e com fratura óssea e exposição do conteúdo encefálico. Considerando os agentes mecânicos envolvidos na traumatologia forense, o provável instrumento que provocou a lesão com consecutivo óbito foi um instrumento: