limpar filtros
Questões por página:
Em meio a esse turbilhão de mudanças e inspirado na Convenção sobre os Direitos da Criança e leis anteriores, o Estatuto da Criança e do Adolescente, fruto de longa discussão acerca da legislação que trata desse segmento da sociedade, é apresentado à sociedade em 13 de julho de 1990, com a função de abolir o antigo Código de Menores e referendar os direitos da criança. No entanto, segundo Brandão (2003, p.431), ainda há a coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. O Estatuto da Criança e do Adolescente não colocou fim na negligência, trabalho infantil, violência doméstica ou qualquer forma de abuso de pais ou educadores para com a criança. Entretanto, constituiu-se como elemento intimidador em alguns casos, visto que agora há autoridades responsáveis a quem denunciar
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A _________ é traduzida em uma experiência social em que há uma apropriação de características do mundo adulto e a criação de um repertório a ser utilizado e elaborado em diversas situações. O ato de imitar inicia uma relação de aprendizagem da criança para com seus pares, sejam eles adultos ou crianças maiores. Os autores do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) afirmam que é o resultado da capacidade de a criança aprender com os outros e seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e diferenciar-se (BRASIL,1998, v.2, p.21).
Segundo Antunes (2007), no âmbito dos estudos sobre a linguagem, passam a ter prioridades conteúdos, objetivos e práticas pedagógicas que privilegiem a dimensão ampla e funcional da linguagem, o que certamente incidirá sobre transformações na escola se tais dimensões forem realmente o centro do ensino e aprendizagem de línguas. Assinale a alternativa que não condiz com as ideias do autor.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A __________como se vê nas narrativas, na maior parte do tempo foi concebida como a educação dos sujeitos que não precisam sistematizar e aprofundar saberes. Falta de escolas para atender a todas as crianças e jovens, falta de uma política de valorização do magistério, currículo deslocado das necessidades, das questões e dos interesses de seus sujeitos, falta de infraestrutura nas instituições de ensino, pouca qualificação dos educadores do campo são apenas alguns dos problemas vividos pelos povos campestres na história de sua educação. (ARROYO; CALDART E MOLINA,2008).
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Assinale a alternativa que apresenta o público-alvo do AEE.