limpar filtros
Questões por página:
O gestor tem o papel fundamental de propor novas formas de organizar o trabalho escola, tornando esse ambiente o mais próximo da realidade. Para tanto, ele precisa estar preparado para encarar os desafios que se impõem à educação e à própria escola (ALONSO,2007, p.30). Nesse sentido, não é correto afirmar que
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
No processo de socialização da mente, percebe-se que a infância é a origem do desenvolvimento cultural. De acordo com Luria (1990, p.23), a partir do nascimento, as crianças vivem num mundo de coisas, produtos históricos do trabalho social, o que as leva a um contato com a história da Humanidade, por meio da relação com os valores historicamente construídos conforme os ________ que lhes são atribuídos.
No tocante ao brincar e o brinquedo, assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento da ludicidade como alternativa pedagógica em sala de aula pode ser um instrumento importante para o ensino e a aprendizagem, pois, como afirma Charlot (2013, p.159), “só aprende quem encontra alguma forma de prazer no fato de aprender”, e assim pode-se considerar que a forma como aprendemos depende da forma como nos relacionamos com o conhecimento, pois se essa relação acontece de forma prazerosa e motivadora, os alunos ao certo terão maiores e melhores possibilidades de aprender. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Ao brincar, o desenvolvimento infantil pode alcançar níveis mais complexos por causa das possibilidades de interação entre os pares numa situação concreta e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos.
( ) A experiência na brincadeira permite às crianças decidir incessantemente e assumir papéis a serem representados.
( ) A criança atribui significados diferentes aos objetos, transformando-os em brinquedos.
( ) A criança levanta hipóteses, resolve problemas, sente e pensa sobre seu mundo e o mundo mais amplo ao qual não teria acesso no seu cotidiano infantil.
( ) Os benefícios sociais surgem em torno de situações em que as crianças aprendem a interagir com as pessoas, compartilhando, não cedendo às vontades dos colegas, não recebendo e não dispensando atenção dos seus pares.
Em relação ao ser protagonista na construção de saberes, Friedmann (2017) traz que se deve “considerar que as crianças têm conhecimentos e sabedorias próprias, diferentes das dos adultos. Repertórios estes que precisam ser ouvidos, respeitados, compreendidos e considerados para recriação permanente – e junto com as crianças – de seus cotidianos” (FRIEDMANN,2017, p.45). A criança é dotada de uma capacidade única de transformar e elaborar por meio das percepções ao seu redor o processo do