Questões da prova:
        Cebraspe (cespe) - 2008 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Planejamento e Gestão
      
      
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                  220 Questões de concurso encontradas                
                
                
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          O clientelismo e o corporativismo são padrões institucionalizados de relações que estruturam os laços entre sociedade e Estado no Brasil. O clientelismo,  que faz parte da tradição política secular brasileira,  está associado ao patrimonialismo e ao fisiologismo. O corporativismo emergiu nos anos 30,  sob o governo de Getúlio Vargas. Essas características passaram,  então,  a inter-relacionar-se,  e constituem instrumentos de legitimação política.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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          A chamada accountability horizontal implica a existência de agências e instituições estatais com poder legal e efetivo para realizar ações de controle preventivo,  concomitante e a posteriori.  Entre os diversos tipos,  os denominados controles externos — legislativos e judiciários — têm caráter eminentemente técnico,  e os internos — administrativos — têm caráter eminentemente político.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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          Com vistas à democratização do controle social,  a Constituição Federal conferiu,  exclusivamente a organizações não-governamentais criadas com o objetivo de acompanhar e avaliar a execução orçamentária e financeira do governo,  a prerrogativa de formular denúncias sobre irregularidades aos órgãos de controle interno,  que deverão investigá-las e instruí-las perante os tribunais de contas das respectivas jurisdições,  aos quais caberá manifestar-se em instância final sobre as referidas denúncias.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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      Entre os mecanismos de transparência da gestão fiscal mencionados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, destacam-se a participação popular e a realização de audiências públicas durante os processos de apreciação das contas dos dirigentes e responsáveis pelos órgãos e entidades da administração e, também, antes do julgamento dessas contas.
                
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          As experiências em matéria de orçamento participativo têm demonstrado que o emprego dessa metodologia pode resultar em mais racionalidade na seleção de prioridades que o emprego de processos convencionais de elaboração das propostas orçamentárias. No orçamento participativo,  constata-se,  por exemplo,  que a partilha dos recursos é orientada segundo a população carente e a população total de cada região.