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        FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Ensino Religioso
      
      
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      A  respeito  do  novo  paradigma  do  ER,   elaborado  a  partir da  última  década do  século  passado, analise as afirmativas a  seguir. 
I. Religião e conhecimento religioso passam a ser concebidos como patrimônios da humanidade, constituídos historicamente a partir de aspectos sociais e culturais.
II. O ER está pautado no reconhecimento da diversidade religiosa e propicia, na escola, o conhecimento sobre essa diversidade, própria da sociedade brasileira.
III. O ER assimila religião à igreja, salientando a necessidade do conhecimento histórico sobre o processo de institucionalização da religião em nossa sociedade.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Religião e conhecimento religioso passam a ser concebidos como patrimônios da humanidade, constituídos historicamente a partir de aspectos sociais e culturais.
II. O ER está pautado no reconhecimento da diversidade religiosa e propicia, na escola, o conhecimento sobre essa diversidade, própria da sociedade brasileira.
III. O ER assimila religião à igreja, salientando a necessidade do conhecimento histórico sobre o processo de institucionalização da religião em nossa sociedade.
Assinale:
      Assinale  a  opção  que  caracteriza  corretamente  uma  das  transformações  advindas  da  elaboração,   em  1997,   dos  PCN  de  Ensino Religioso.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Os  Parâmetros  Curriculares  Nacionais  do  Ensino  Religioso  (PCNER)  fornecem  diretrizes  para  que  escolas,   professores  e  educandos  possam  debater  o  formato  geral  do  Ensino  Religioso,   estabelecer  a  sua  metodologia,   seus  fundamentos  epistemológicos,   bem  como organizar seus conteúdos. 
Assinale a opção que não indica um eixo propostos pelos PCNER.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Assinale a opção que não indica um eixo propostos pelos PCNER.
      A  história  do  Ensino  Religioso  é  uma  parte  da  trajetória  histórica  da  educação  brasileira  e  indica  o  conflito  entre  as  igrejas  e  o  Estado,   o  qual  se  refletiu  em  diversos documentos  normativos. 
A esse respeito, assinale a alternativa que identifica corretamente o conteúdo dos atos normativos relativos ao Ensino Religioso.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A esse respeito, assinale a alternativa que identifica corretamente o conteúdo dos atos normativos relativos ao Ensino Religioso.
      A  Lei  nº  9.475/97  modificou  o  Art.  33,   da  Lei  n°  9.394/96,   que  passou  a vigorar com  a  redação  que segue: 
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1° Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2° Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."
Assinale a opção que descreve corretamente o novo paradigma do Ensino Religioso (ER) estabelecido pela Lei n° 9.475/1997.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      "Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1° Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2° Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."
Assinale a opção que descreve corretamente o novo paradigma do Ensino Religioso (ER) estabelecido pela Lei n° 9.475/1997.
