Questões da prova:
        FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Ensino Religioso
      
      
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                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 9 de 12                
                
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      Relacione  os  períodos  históricos  aos  respectivos  aspectos  educacionais. 
1. Período Colonial
2. Período Monárquico
3. Período Republicano
( ) Numerosas escolas superiores foram criadas, mas a educação não era objeto de preocupação do governo.
( ) Numerosos colégios foram fundados pelos jesuítas por todo o país.
( ) Numerosas reformas educacionais impulsionaram a formação de um sistema público de ensino.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. Período Colonial
2. Período Monárquico
3. Período Republicano
( ) Numerosas escolas superiores foram criadas, mas a educação não era objeto de preocupação do governo.
( ) Numerosos colégios foram fundados pelos jesuítas por todo o país.
( ) Numerosas reformas educacionais impulsionaram a formação de um sistema público de ensino.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
      As  opções  a  seguir  apresentam  diretrizes  sobre  a  avaliação  no  Ensino  Fundamental  à exceção de uma. Assinale-a.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Com  relação  às  ações  realizadas  na  educação  brasileira  no  período de  1964 a  1985,   analise as afirmativas a  seguir. 
I. Expansão do número de vagas do ensino fundamental, eliminando o analfabetismo e atingindo a universalização.
II. Investimentos na diminuição dos índices de analfabetismo de adultos, especialmente com a implementação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
III. Institucionalização do ensino profissionalizante no 2° grau somente para as escolas públicas.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Expansão do número de vagas do ensino fundamental, eliminando o analfabetismo e atingindo a universalização.
II. Investimentos na diminuição dos índices de analfabetismo de adultos, especialmente com a implementação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
III. Institucionalização do ensino profissionalizante no 2° grau somente para as escolas públicas.
Assinale:
      Com  relação  às  características  do  Programa  Nacional  do  Livro  Didático  (PNLD),   assinale  V  para  a  afirmativa  verdadeira  e  F  para  a  falsa.
( ) Verifica a qualidade e os processos de escolha, aquisição e distribuição dos livros didáticos adquiridos.
( ) Utiliza o Censo Escolar para a aquisição dos livros a serem distribuídos.
( ) Estabelece, para a avaliação dos livros, o seguinte critério: aprovação, aprovação condicionada à correção de falhas pontuais e reprovação.
As afirmativas são, respectivamente,
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      ( ) Verifica a qualidade e os processos de escolha, aquisição e distribuição dos livros didáticos adquiridos.
( ) Utiliza o Censo Escolar para a aquisição dos livros a serem distribuídos.
( ) Estabelece, para a avaliação dos livros, o seguinte critério: aprovação, aprovação condicionada à correção de falhas pontuais e reprovação.
As afirmativas são, respectivamente,
      A respeito dos objetivos da formação de professores,  analise as  afirmativas a seguir.   
I. O desenvolvimento profissional permanente é um direito de todos os professores.
II. O desenvolvimento das competências profissionais exige uma articulação entre teoria e prática.
III. O processo de desenvolvimento profissional deve estar vinculado à melhoria das condições de trabalho.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. O desenvolvimento profissional permanente é um direito de todos os professores.
II. O desenvolvimento das competências profissionais exige uma articulação entre teoria e prática.
III. O processo de desenvolvimento profissional deve estar vinculado à melhoria das condições de trabalho.
 Assinale:  
    