Questões da prova:
        FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Ensino Religioso
      
      
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                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
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      A respeito  dos  objetivos  do  Plano  Nacional  de  Educação  em  Direitos  Humanos,   assinale  V  para  a  afirmativa  verdadeira  e  F  para  a falsa. 
( ) Direcionar as políticas educacionais para uma cultura de direitos humanos.
( ) Incentivar a criação de instituições e de organizações que valorizem a educação em direitos humanos.
( ) Incentivar o acesso de pessoas com deficiência nas ações de educação em direitos humanos.
As afirmativas são, respectivamente,
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      ( ) Direcionar as políticas educacionais para uma cultura de direitos humanos.
( ) Incentivar a criação de instituições e de organizações que valorizem a educação em direitos humanos.
( ) Incentivar o acesso de pessoas com deficiência nas ações de educação em direitos humanos.
As afirmativas são, respectivamente,
      Com  relação  à  Lei  n°  10.639/03,   que  inclui  o  estudo da  História  e  Cultura Afro-brasileira nas escolas,  analise as afirmativas a  seguir. 
I. Ela tornou obrigatório o ensino dessa disciplina apenas nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental.
II. Ela estabeleceu, entre os temas do conteúdo programático, os movimentos de emancipação dos negros e a participação do negro na formação social brasileira.
III. Ela determinou que os conteúdos fossem ministrados apenas nas áreas de Educação Artística e de História do Brasil.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Ela tornou obrigatório o ensino dessa disciplina apenas nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental.
II. Ela estabeleceu, entre os temas do conteúdo programático, os movimentos de emancipação dos negros e a participação do negro na formação social brasileira.
III. Ela determinou que os conteúdos fossem ministrados apenas nas áreas de Educação Artística e de História do Brasil.
Assinale:
      Com  relação  ao  uso  das  novas  tecnologias  em  sala  de  aula,   analise as afirmativas a  seguir.
I. É pouco frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem.
II. Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas.
III. Sua utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. É pouco frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem.
II. Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas.
III. Sua utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.
Assinale:
      Com  relação  às  ações  programáticas  do  Plano  Nacional  de  Educação  em  Direitos  Humanos  na  Educação  Básica,   analise  as  afirmativas a  seguir.
I. Estimula o fortalecimento dos conselhos escolares como promotores da educação em direitos humanos.
II. Estimula a reflexão sobre a educação em direitos humanos junto aos profissionais da educação básica, suas entidades de classe e associações.
III. Apoia a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos humanos no ambiente escolar.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Estimula o fortalecimento dos conselhos escolares como promotores da educação em direitos humanos.
II. Estimula a reflexão sobre a educação em direitos humanos junto aos profissionais da educação básica, suas entidades de classe e associações.
III. Apoia a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos humanos no ambiente escolar.
Assinale:
      Com  relação  às  características  da  adolescência,   assinale  V  para  a  afirmativa verdadeira e  F  para a  falsa.
( ) No processo de construção de sua identidade, o adolescente constrói sua autoimagem, seus valores, sentimentos e opiniões e, a partir disso, diferencia-se dos outros.
( ) A adolescência é o período da vida compreendido como passagem da dependência infantil para a autonomia adulta, caracterizada por instabilidades afetivas, relacionais, sociocognitivas e normativas.
( ) A escola, junto com a família, colabora com a educação, a construção da autonomia e o sentimento de pertencer a um grupo social.
As afirmativas são, respectivamente,
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      ( ) No processo de construção de sua identidade, o adolescente constrói sua autoimagem, seus valores, sentimentos e opiniões e, a partir disso, diferencia-se dos outros.
( ) A adolescência é o período da vida compreendido como passagem da dependência infantil para a autonomia adulta, caracterizada por instabilidades afetivas, relacionais, sociocognitivas e normativas.
( ) A escola, junto com a família, colabora com a educação, a construção da autonomia e o sentimento de pertencer a um grupo social.
As afirmativas são, respectivamente,
