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Para angariar recursos para formatura, os 45 estudantes (dois terços do sexo masculino e o restante do sexo feminino) do nono ano de uma escola decidiram coletar 10 000 latas de refrigerantes para reciclagem. Se cada aluno comprometeu-se a trazer 10 latas por semana e cada aluna a trazer 5 latas na primeira semana e a dobrar a quantidade a cada semana, em quantas semanas a meta será atingida?
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, disjunção, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente, dados os pares de fórmulas,
I. ∃x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ∃x(¬P(x) ∧ ¬Q(x))
II. ∃x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ∃x(P(x) ∧ Q(x))
III. ∀x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ∀x¬(¬P(x) v Q(x))
IV. ∀x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ¬∀x(P(x) ∧ ¬Q(x))
verifica-se que há equivalência das fórmulas em
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨ e → representam negação, conjunção, disjunção e implicação, respectivamente, dadas as fórmulas,
I. (A → ¬(A ∧ B)) → B
II. (¬A ∧ ¬B) → ¬(A ∧ B)
III. (A → ¬(¬A ∧ B)) → (B ∧ ¬B)
verifica-se que é(são) contradição(ões)
A tabela apresenta os preços de garrafas de 5 litros de detergente de marcas diferentes, ao longo de quatro meses, praticados por um supermercado.

Se Solange e Benedita são clientes fiéis desse supermercado e a primeira adota o sistema de compra pelo menor preço, e a segunda, o de maior preço, sem levar em conta a compra do mês anterior (“melhor preço, melhor qualidade”, repetia ela), qual a média mensal da economia que fez Solange nesses quatro meses em relação ao gasto de Benedita?

Se as afirmativas:

I. Se Francisco for à aula de Matemática, terá atividades para casa;

II. Se Francisco tem atividades para casa, então precisa agendar um tempo para o estudo;

III. Francisco não tem atividades para casa

são verdadeiras, então Francisco não