limpar filtros
Questões por página:
Paciente masculino,32 anos, procura atendimento médico devido à queixa de dor lombar mecânica, com irradiação para coxa direita há 12 meses, evoluindo com paraparesia progressiva. Relata febre esporádica, perda de 10 quilos no período e sudorese noturna. O reumatologista solicita tomografia computadorizada de coluna lombar, que evidenciou corpos vertebrais L2- L3, com redução de altura e várias áreas de destruição óssea. Foi realizada posteriormente biópsia incisional da lesão e a análise histológica revela processo inflamatório crônico, granulomatoso, com células gigantes multinucleadas e necrose caseosa, BAAR positiva para mycobacterium tuberculosis. Qual é o provável diagnóstico?
Assinale a alternativa que apresenta critérios para o diagnóstico de febre reumática.
Em casos de placas infiltrativas, envolvendo derme e epiderme, subtipo anular, preferencialmente em áreas fotoexpostas, quais são o diagnóstico provável e o anticorpo relacionado?
Uma paciente de 31 anos é encaminhada por ginecologista ao consultório do reumatologista para investigação de perdas gestacionais. A paciente refere perda fetal com 13 semanas (excluídas causas cromossomiais e anatômicas) e um pré-termo com pré-eclâmpsia há 2 anos. Nega eventos vasculares, outras queixas, comorbidades e uso de medicações contínuas. Quais exames complementares devem ser solicitados a essa paciente para investigação diagnóstica?
A Síndrome Antissintetase é uma enfermidade rara que faz parte das miopatias autoimunes sistêmicas. Qual autoanticorpo está relacionado a essa patologia?