Questões da prova:
        COSEAC - UFF - 2022 - Universidade Federal Fluminense (UFF)  - Técnico em Assuntos Educacionais
      
      
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                Concurso:
                Universidade Federal Fluminense (UFF) 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação de enfermagem de uma IES,  no seu processo de reorganização curricular,  propôs a criação de uma disciplina com caráter extensionista, com carga horária de 60h, afim de atender às diretrizes emanadas da Resolução CNE/CES nº 7 de 18/12/2018. Entretanto, a proposta não foi aprovada pelo Colegiado de Curso, porque: 
    
                Concurso:
                Universidade Federal Fluminense (UFF) 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Em relação às diretrizes e princípios determinados nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução CNE/CES nº 7 de 18/12/2018), avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir: 
( ) A extensão promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. ( ) Os currículos dos cursos de graduação das universidades brasileiras devem destinar, no mínimo,20% da sua carga horária para atividades de extensão. ( ) As atividades de extensão devem constar da matriz curricular dos cursos de graduação e dos superiores de tecnologia. ( ) Nos projetos pedagógicos dos cursos superiores na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser previstas e realizadas online.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
    ( ) A extensão promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. ( ) Os currículos dos cursos de graduação das universidades brasileiras devem destinar, no mínimo,20% da sua carga horária para atividades de extensão. ( ) As atividades de extensão devem constar da matriz curricular dos cursos de graduação e dos superiores de tecnologia. ( ) Nos projetos pedagógicos dos cursos superiores na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser previstas e realizadas online.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
                Concurso:
                Universidade Federal Fluminense (UFF) 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             O artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1/2012 afirma que a Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional,  orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se às seguintes dimensões: 
I apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local. II formação de uma consciência cidadã sem a consideração dos níveis cognitivo, social, cultural e político. III desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando diferentes linguagens e materiais.
Das afirmativas acima, apenas
 
    I apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local. II formação de uma consciência cidadã sem a consideração dos níveis cognitivo, social, cultural e político. III desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando diferentes linguagens e materiais.
Das afirmativas acima, apenas
                Concurso:
                Universidade Federal Fluminense (UFF) 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             “A Educação em Direitos Humanos, um dos eixos fundamentais do direito à educação, refere-se ao uso de concepções e práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos e em seus processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de responsabilidades individuais e coletivas”. 
(Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012, art.2º).
Dentre os princípios nos quais a Educação em Direitos Humanos se fundamenta estão:
    (Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012, art.2º).
Dentre os princípios nos quais a Educação em Direitos Humanos se fundamenta estão:
                Concurso:
                Universidade Federal Fluminense (UFF) 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil,  buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. 
Em relação aos aspectos positivos trazidos pela referida Resolução, analise as afirmativas que se seguem:
I O papel do Estado mudou, abandonando um posicionamento neutro ao reconhecer a sua responsabilidade de intervenção na superação das desigualdades raciais. II Os currículos dos cursos de graduação devem extrapolar a história factual, incluindo, para esta temática, análise e discussão referentes as dimensões econômica, social e cultural necessárias à formação dos estudantes. III A temática que trata a referida resolução deve ser apresentada nos projetos pedagógicos dos cursos superiores em caráter optativo, permitindo a IES autonomia para adotar uma educação voltada para uma sociedade multicultural e pluriétnica. IV Os Projetos pedagógicos dos cursos passam a demandar atividades interdisciplinares entre os componentes curriculares que compõem a matriz curricular dos cursos, fomentando a reflexão sobre as relações étnico-raciais.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas
 
    Em relação aos aspectos positivos trazidos pela referida Resolução, analise as afirmativas que se seguem:
I O papel do Estado mudou, abandonando um posicionamento neutro ao reconhecer a sua responsabilidade de intervenção na superação das desigualdades raciais. II Os currículos dos cursos de graduação devem extrapolar a história factual, incluindo, para esta temática, análise e discussão referentes as dimensões econômica, social e cultural necessárias à formação dos estudantes. III A temática que trata a referida resolução deve ser apresentada nos projetos pedagógicos dos cursos superiores em caráter optativo, permitindo a IES autonomia para adotar uma educação voltada para uma sociedade multicultural e pluriétnica. IV Os Projetos pedagógicos dos cursos passam a demandar atividades interdisciplinares entre os componentes curriculares que compõem a matriz curricular dos cursos, fomentando a reflexão sobre as relações étnico-raciais.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas
