Questões da prova:
        VUNESP - 2023 - Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba - SP - Professor - Educação Básica
      
      
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                  46 Questões de concurso encontradas                
                
                
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            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em uma escola de educação infantil, em conversa com uma mãe, uma das professoras exclamou: “Essas mães-corujas! A criança que estava junto a mãe, parecendo chateada, retrucou: Minha mãe não é coruja, não!”. Tal situação, narrada por Umbuzeiro e Malafaia (In: Ostetto,  2017), desencadeou a construção de um projeto de trabalho em torno da coruja e mãe-coruja. São ações importantes para o planejamento na educação infantil, descritas pelas autoras,   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Na consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes, escola e família assumem um papel fundamental. Do ponto de vista legal, tanto a Constituição Federal de 1988, quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente e a LDB de 1996 preveem ações para as escolas e as famílias que amparam os direitos infanto-juvenis. Nesse sentido, de acordo com Castro e Regattieri (2009), para concretização de tais direitos, escola e família devem manter um espaço de   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em 1902, ao percorrer as lojas de material escolar de Chicago, tentando encontrar mesas e cadeiras que satisfizessem as necessidades das crianças sob os pontos de vista artístico, higiênico e educativo, Dewey teve grande dificuldade em encontrar aquilo que procurava. Um comerciante respondeu-lhe: “Receio não ter o que vocês desejam. Vocês querem carteiras em que as crianças possam trabalhar, todas essas são para ouvir”(Formosinho, Pedagogia da Infância). Com esse relato, Formosinho argumenta a favor   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em uma escola de educação infantil, a estagiaria comentou com a professora: “trabalhar com crianças pequenas é mais divertido, porque no espaço interno elas aprendem e no espaço externo da escola elas podem brincar”. O comentário da estagiaria, conforme a concepção de Horn e Barbosa (2021), sobre a organização e o planejamento do espaço na educação infantil, deve ser considerado   
    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A luta pelo direito à educação no Brasil ganhou um impulso significativo após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Não por acaso, discussões como evasão e fracasso escolar foram temas de grande discussão e interesse nas décadas de 1980 e 1990. Tanto a evasão quanto o fracasso escolar são obstáculos a concretização do direito à educação. Terezinha Carraher, na obra Na vida dez,  na escola zero, defende que o fracasso escolar é o fracasso   
    