limpar filtros
Questões por página:
O currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis se configura em uma divisão por Áreas do Conhecimento, as quais possuem subgrupos chamados de componentes curriculares. Marque a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as áreas contempladas na referida proposta.
Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a autora Mantoan (2010) reflete que: ao estabelecer o público-alvo da Educação Especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação, determina “a atuação e as competências da Educação Especial e recupera seu verdadeiro papel, descaracterizado pelo atendimento indiscriminado de alunos que a escola comum exclui pelos mais variados motivos.” (p.14).
Isso permite que o professor do AEE:
Aponta a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) que no campo da educação em linguagem para as aplicações da modalidade escrita da língua, há dois conceitos imprescindíveis, os quais ainda não parecem muito evidentes no âmbito escolar. São eles:
O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) a respeito da Educação Indígena.

( ) As escolas de regiões que estiverem inseridas em um contexto comum e homogêneo é que devem incluir o ensino da história e cultura dos povos indígenas. E os componentes curriculares e os estudos de literatura devem incorporar a contribuição dos negros e indígenas à cultura brasileira;
( ) Ainda é preciso um efetivo controle por parte do movimento indígena e de seus aliados para que as importantes conquistas não fiquem apenas no papel;
( ) A educação escolar indígena exige a educação de toda a sociedade, no sentido de minimizar a visão etnocêntrica as ações discriminadoras e preconceituosas e, igualmente, requer a veiculação, em todas as escolas brasileiras, da história e da cultura dos povos indígenas, sem idealizações nem estereótipos;
( ) A escola não pode ser própria do índio e com professores do próprio povo, deve haver profissionais qualificados que falem a língua. A rede deve decidir o que vai ser ensinado na escola, como vai funcionar a escola e quem vão ser os professores;
( ) A luta do movimento indígena por educação escolar específica e diferenciada, comunitária, intercultural e bilíngue (ou multilíngue), possibilita à sociedade brasileira a concretização de um processo efetivamente original, qual seja, o rompimento radical com o padrão escolar vigente e a convivência simultânea com diversos modelos de escola.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.