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VUNESP - 2025 - SEDUC-SP - Professor - Educação Especial
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De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.
Concurso:
SEDUC-SP
Disciplina:
Terapia Ocupacional
De acordo com Böck et al. (in Gomes et al.,2016), o software preditor de texto é uma possibilidade de tecnologia assistiva (TA) muito útil, como o software livre Eugénio, localizado na internet para download. Assinale a alternativa que corretamente se relaciona a esse software.
O aluno JRL, com seis anos de idade, tem severas dificuldades de comunicação. Na sala de recursos multifuncional foi utilizado um recurso, no qual, quando se mostra um controle remoto, tem-se a representação de assistir televisão.
Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo:
Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo:
Observe a figura a seguir:
(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)
A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.
Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório

(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)
A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.
Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório