Questões da prova:
        FUNDATEC - 2025 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Professor - Filosofia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Filosofia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são competências e habilidades  a serem desenvolvidas por meio do estudo de Filosofia, EXCETO:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Filosofia                    
                  
                  
                
              
                 “A despeito de uma transformação histórica no âmbito de sua competência explicativa – em parte devida à sua enorme fertilidade em gerar novos saberes –, o pensamento filosófico resiste  precisamente porque não abandona seu motivo originário”.  
O trecho acima, retirado do documento Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados às ciências humanas, destaca a presença contínua da busca inicial do saber filosófico que inspirou os gregos. De acordo com o referido documento, é correto afirmar que a Filosofia nasceu com a declarada intenção de
    O trecho acima, retirado do documento Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados às ciências humanas, destaca a presença contínua da busca inicial do saber filosófico que inspirou os gregos. De acordo com o referido documento, é correto afirmar que a Filosofia nasceu com a declarada intenção de
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 “A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização  mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em ‘vasilhas’, em recipientes a  serem ‘enchidos’ pelo educador. Quanto mais vá ‘enchendo’ os recipientes com seus ‘depósitos’, tanto  melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente ‘encher’, tanto melhores educandos serão”.  
O trecho acima foi extraído da obra “Pedagogia do oprimido” (1987), de Paulo Freire. Nesse texto, o autor critica uma concepção de educação que trata os educandos como figuras passivas, de modo que ao educador cabe prover todo o saber. A essa concepção de educação não filosófica – porque não construtora de habilidades críticas –, o autor dá o nome de Educação
    O trecho acima foi extraído da obra “Pedagogia do oprimido” (1987), de Paulo Freire. Nesse texto, o autor critica uma concepção de educação que trata os educandos como figuras passivas, de modo que ao educador cabe prover todo o saber. A essa concepção de educação não filosófica – porque não construtora de habilidades críticas –, o autor dá o nome de Educação
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 “Foi importante a interlocução com ideias e textos de Matthew Lipman, Jostein  Gaarder, Agnes Heller, Lucien Goldmann, Georges Politzer, Marilena Chauí, Paulo Freire, Silvio  Wonsovicz, dentre outras/os, na expectativa de que seria sim possível emergir um raciocínio filosófico  das crianças e jovens no Ensino Fundamental, já que estas questões povoam seu cotidiano, em um  período da vida de grande curiosidade intelectual”.  
O texto acima, retirado do livro “Fica Filosofia! Pela permanência da disciplina nas escolas públicas de Porto Alegre” (2021), reproduz um trecho da entrevista do educador Silvio Rocha, um dos responsáveis pela introdução da Filosofia no currículo da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME-POA), sendo a Rede pioneira na inclusão da Filosofia como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a oferta de Filosofia
    O texto acima, retirado do livro “Fica Filosofia! Pela permanência da disciplina nas escolas públicas de Porto Alegre” (2021), reproduz um trecho da entrevista do educador Silvio Rocha, um dos responsáveis pela introdução da Filosofia no currículo da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME-POA), sendo a Rede pioneira na inclusão da Filosofia como componente curricular obrigatório no Ensino Fundamental. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a oferta de Filosofia
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 “É essa a ideia que proponho para pensarmos juntos. Sair de um esquema que supõe  que a filosofia está de alguma forma acima da infância, conhece em certo modo a forma que ela  precisa e então iria à escola para plasmar esse ideal formativo que ela já conhece. Segundo essa  lógica, a filosofia seria o princípio, a formação da infância seria o fim e a escola seria o meio para que  o princípio alcançasse seu fim” (Kohan,2016).  
Com base no trecho acima, retirado de um texto de Walter Kohan, importante pensador do ensino de Filosofia no Brasil, é correto afirmar que o autor defende que
    Com base no trecho acima, retirado de um texto de Walter Kohan, importante pensador do ensino de Filosofia no Brasil, é correto afirmar que o autor defende que
