Questões da prova:
        FUNDATEC - 2025 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Professor - Filosofia
      
      
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 O estudo de caso,  instituído pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva  da Educação Inclusiva – PNEEPEI (Brasil,2008), é essencial para o planejamento e desenvolvimento  das atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Considerando a perspectiva de  Lanuti e Mantoan (2022) sobre o estudo de caso, analise as assertivas a seguir:  
 
I. O estudo de caso é a base para a elaboração do plano de AEE.
II. Para a elaboração do estudo de caso, é imprescindível que a família tenha entregado na escola o laudo médico do estudante.
III. O estudo de caso é essencial para que sejam identificadas as barreiras que cada estudante enfrenta no processo de escolarização.
 
Quais estão corretas?
    I. O estudo de caso é a base para a elaboração do plano de AEE.
II. Para a elaboração do estudo de caso, é imprescindível que a família tenha entregado na escola o laudo médico do estudante.
III. O estudo de caso é essencial para que sejam identificadas as barreiras que cada estudante enfrenta no processo de escolarização.
Quais estão corretas?
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A ação mediadora do professor ocupa, há alguns anos, as pautas de discussões  acadêmicas de cursos de formação inicial e continuada de professores, especialmente da Educação  Básica. Diferentes correntes teóricas, entre elas a histórico-cultural, da qual Vygotsky é um dos  principais expoentes, estudam a mediação na educação. Nesse sentido, Moran, Masetto e Behens  (2000) identificam ações docentes relacionadas à mediação pedagógica, que são, EXCETO:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com Menegolla e Sant’Anna (2014), o principal objetivo do planejamento  para professores e alunos é:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 O sociólogo Philippe Perrenoud interessou-se pela pedagogia para entender por que  a escola mantém a desigualdade e é responsável pelo fracasso, constatado por altos índices de evasão  e de repetência. Perrenoud se indagava para que serviria ir à escola, já que não se adquire nela os  meios para agir no e sobre o mundo. Nesse sentido, Perrenoud afirma que a melhoria do sistema  educacional se fará pelo desenvolvimento mais metódico de competências desde a escola. Nesse  contexto, para o autor, o conceito de competência é:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A espiral construtivista (EC) é uma metodologia ativa e sua representação do  processo ensino-aprendizagem, na forma de uma espiral, traduz a relevância das diferentes etapas  educacionais deste processo como movimentos articulados que se retroalimentam. Sobre a EC, analise  as assertivas abaixo:  
 
I. É uma metodologia problematizadora, baseada em currículos que preconizam as metodologias de aprendizagem ativa.
II. Ancora-se no princípio da globalização, no qual a aprendizagem se dá a partir da visão do todo, para, posteriormente, se organizar em partes.
III. A primeira etapa da EC é denominada síntese provisória e consiste em três momentos: identificação dos problemas, formulação de explicações e elaboração de questões de aprendizagem.
 
Quais estão corretas?
    I. É uma metodologia problematizadora, baseada em currículos que preconizam as metodologias de aprendizagem ativa.
II. Ancora-se no princípio da globalização, no qual a aprendizagem se dá a partir da visão do todo, para, posteriormente, se organizar em partes.
III. A primeira etapa da EC é denominada síntese provisória e consiste em três momentos: identificação dos problemas, formulação de explicações e elaboração de questões de aprendizagem.
Quais estão corretas?
