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Uma adolescente de 14 anos de idade é levada ao consultório pediátrico pela mãe, que relata mudanças significativas no comportamento da filha nos últimos três meses. A paciente, antes sociável e com bom desempenho escolar, agora apresenta isolamento social, recusa a ir à escola, insônia, irritabilidade e queixas somáticas inespecíficas (cefaleia e dor abdominal recorrentes). A mãe menciona que a filha passa horas no celular e que se torna evasiva quando questionada sobre suas interações on-line. Recentemente, a paciente teve uma crise de choro intensa após receber uma notificação no celular, e a mãe notou que ela apagou rapidamente a mensagem. Ao ser questionada pelo médico, a adolescente reluta em falar, mas, após acolhimento, revela que colegas da escola têm postado fotos e comentários depreciativos sobre sua aparência em um grupo de mensagens, afirmando que isso se intensificou após ela ter se recusado a participar de uma “brincadeira humilhante” na escola. Ela expressa medo de ir à escola e de ver os agressores e relata sentir que “merece” o que está acontecendo.
Diante desse cenário, qual é a abordagem mais adequada para essa adolescente?
Uma pediatra avalia um menino de 30 meses de idade, trazido pelos pais devido a preocupações com seu desenvolvimento. Os pais relatam que, por volta dos 18 meses, o menino começou a falar algumas palavras, mas, desde então, não houve progressão significativa na linguagem e ele raramente usa frases de duas palavras. Ele prefere brincar sozinho, enfileirando seus carrinhos por horas, e fica extremamente angustiado com pequenas mudanças na rotina, como a troca de um móvel de lugar. Quando os pais tentam interagir com o menino durante a brincadeira, ele frequentemente os ignora ou reage com irritabilidade. Ele não aponta para objetos de interesse e tem dificuldade em manter contato visual durante as interações. No entanto, ele responde prontamente ao ser chamado pelo nome e demonstra afeto físico pelos pais quando está calmo.
Com base nesse caso e nos critérios diagnósticos do transtorno do espectro autista (TEA) conforme o DSM-5, qual das seguintes afirmações é a correta?
Escolar do sexo masculino, com 8 anos de idade, é admitido no pronto atendimento durante crise convulsiva com duração de cerca 10 minutos, cedida após administração de midazolan. No exame físico, apresenta edema de membros inferiores e pálpebras, pressão arterial de 170 X 100 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e saturação de O de 98%. O hemograma não tem alterações e tem contagem de plaquetas 230.000/mm³. O paciente não urina há cerca de 12h.
Em vista desse quadro, o diagnóstico mais provável é
Lactente do sexo masculino, com 5 meses e 15 dias de idade, foi levado ao pronto-socorro por quadro de dificuldade para respirar hoje. Há 3 dias ele apresenta tosse, coriza e febre não aferida. Foi um bebê a termo, sem intercorrências na maternidade, e está em aleitamento materno exclusivo. Ao exame físico, encontra-se afebril, ativo e reativo, com frequência respiratória de 60 irpm, frequência cardíaca de 138 bpm, tempo de enchimento capilar de 2 segundos, mucosas relativamente secas, com fontanela plana e normotensa, ausculta pulmonar com roncos e sibilos difusos. Há presença de tiragem subcostal e intercostal. Apresenta saturação de oxigênio em ar ambiente: 89%, ausculta cardíaca normal e fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito.
Qual é a conduta mais adequada a ser seguida nesse momento?
Lactente,35 dias de vida, com síndrome de Down, estenose infundibular pulmonar, comunicação interventricular, hipertrofia concêntrica do ventrículo direito e dextroposição da aorta, ainda está internado, desde o nascimento, para melhora do seu peso. Apresentou, imediatamente após a punção de acesso venoso, um quadro de choro inconsolável e piora nítida da cianose.
Para o atendimento dessa criança, além de oxigênio, o que deve ser prescrito?