Questões da prova:
FUNDATEC - 2025 - IF Sertão - PE - Professor EBTT - Administração
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Conforme a perspectiva de José Carlos Libâneo (1994), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Segundo Libâneo (1994), a avaliação no processo de ensino-aprendizagem deve estar articulada à prática pedagógica e ao desenvolvimento dos alunos, superando a visão meramente classificatória.
PORQUE
II. A avaliação deve orientar o ensino, possibilitando a identificação de dificuldades e a reorientação das estratégias pedagógicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Segundo Libâneo (1994), a avaliação no processo de ensino-aprendizagem deve estar articulada à prática pedagógica e ao desenvolvimento dos alunos, superando a visão meramente classificatória.
PORQUE
II. A avaliação deve orientar o ensino, possibilitando a identificação de dificuldades e a reorientação das estratégias pedagógicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é um componente essencial do processo de ensino-aprendizagem, pois permite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, ajustar estratégias pedagógicas e promover a aprendizagem significativa. Sobre os princípios e práticas da avaliação educacional, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
A educação profissional no Brasil possui uma trajetória marcada por transformações sociais, econômicas e políticas, refletidas em diversos marcos legais e institucionais. Sobre essa constituição histórica e legal, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
A formação de professores, sob a perspectiva das pedagogias ______________, valoriza o protagonismo docente na construção de saberes e práticas educativas. Nesse modelo, o educador é visto como sujeito _________________________, capaz de integrar teoria e prática por meio de experiências significativas. A formação contínua, pautada no diálogo, na escuta e na problematização da realidade escolar favorece o desenvolvimento de competências críticas e criativas, essenciais para a atuação em contextos diversos e dinâmicos. Assim, o professor deixa de ser mero _____________ e passa a ser _____________, comprometido com uma educação transformadora e inclusiva.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
As metodologias ativas têm ganhado destaque no cenário educacional contemporâneo por promoverem maior engajamento dos estudantes e favorecerem a construção significativa do conhecimento. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando algumas das principais metodologias utilizadas atualmente às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). 2. Sala de aula invertida. 3. Gamificação. 4. Ensino híbrido. 5. Cultura maker.
Coluna 2
( ) Combina atividades presenciais e online, promovendo flexibilidade e personalização do ensino.
( ) Estimula a resolução de problemas reais por meio de projetos interdisciplinares e colaborativos.
( ) Utiliza elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos.
( ) Incentiva a criação de protótipos e soluções práticas, valorizando o “aprender fazendo”.
( ) O aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo de aula para atividades práticas e discussões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). 2. Sala de aula invertida. 3. Gamificação. 4. Ensino híbrido. 5. Cultura maker.
Coluna 2
( ) Combina atividades presenciais e online, promovendo flexibilidade e personalização do ensino.
( ) Estimula a resolução de problemas reais por meio de projetos interdisciplinares e colaborativos.
( ) Utiliza elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos.
( ) Incentiva a criação de protótipos e soluções práticas, valorizando o “aprender fazendo”.
( ) O aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo de aula para atividades práticas e discussões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: