Questões da prova:
FGV - 2025 - PGM - RJ - Analista de Procuradoria - Especialidade Comunicação
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Não definido
A Pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2025, divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), apresentou os resultados de uma nova pergunta aberta feita a profissionais da área: quais questões são consideradas sensíveis para a perenidade e o crescimento dos negócios?
A esse respeito, relacione corretamente os aspectos mais citados listados a seguir às respectivas falas correspondentes.
1. Cultura Organizacional e Engajamento dos colaboradores
2. Estratégia e Alinhamento Estratégico
3. ESG (Ambiental, Social e Governança)
4. Inovação e Tecnologia
( ) “Hoje em dia, a empresa precisa ter programas de Diversidade & Inclusão e Responsabilidade Socioambiental.”
( ) “É preciso promover a aderência dos colaboradores aos comportamentos esperados pela companhia, assim como o reforço da cultura dessa atitude no dia a dia.”
( ) "A adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados, é vital para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.”
( ) "São necessárias ações planejadas para que os colaboradores compreendam melhor o negócio, seu segmento e o impacto de suas atividades na experiência do cliente na ponta.”
A correspondência correta, segundo a ordem apresentada, é:
A esse respeito, relacione corretamente os aspectos mais citados listados a seguir às respectivas falas correspondentes.
1. Cultura Organizacional e Engajamento dos colaboradores
2. Estratégia e Alinhamento Estratégico
3. ESG (Ambiental, Social e Governança)
4. Inovação e Tecnologia
( ) “Hoje em dia, a empresa precisa ter programas de Diversidade & Inclusão e Responsabilidade Socioambiental.”
( ) “É preciso promover a aderência dos colaboradores aos comportamentos esperados pela companhia, assim como o reforço da cultura dessa atitude no dia a dia.”
( ) "A adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados, é vital para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.”
( ) "São necessárias ações planejadas para que os colaboradores compreendam melhor o negócio, seu segmento e o impacto de suas atividades na experiência do cliente na ponta.”
A correspondência correta, segundo a ordem apresentada, é:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Relações Públicas
Leia o texto a seguir.
O planejamento de relações públicas deve estar aliado ao planejamento estratégico, ___________ a missão, os valores, os objetivos, as metas e as políticas organizacionais traçadas. Não pode ser algo isolado, fora do conjunto das diretrizes e ações delineadas por todos os setores. Cabe ___________ administrarem __________ a comunicação das organizações com seus públicos, atuando não de forma isolada, mas em perfeita sinergia com todas as demais modalidades da comunicação integrada: __________, interna, institucional e mercadológica. Evidentemente, a estratégia para direcionar tudo isso é saber planejar a comunicação organizacional integrada, abrir canais de __________ com os públicos e ouvir a opinião pública, __________ seus anseios e suas necessidades.
Adaptado de KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus,2003, p.204-205.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto, conforme a ordem apresentada.
O planejamento de relações públicas deve estar aliado ao planejamento estratégico, ___________ a missão, os valores, os objetivos, as metas e as políticas organizacionais traçadas. Não pode ser algo isolado, fora do conjunto das diretrizes e ações delineadas por todos os setores. Cabe ___________ administrarem __________ a comunicação das organizações com seus públicos, atuando não de forma isolada, mas em perfeita sinergia com todas as demais modalidades da comunicação integrada: __________, interna, institucional e mercadológica. Evidentemente, a estratégia para direcionar tudo isso é saber planejar a comunicação organizacional integrada, abrir canais de __________ com os públicos e ouvir a opinião pública, __________ seus anseios e suas necessidades.
Adaptado de KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus,2003, p.204-205.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto, conforme a ordem apresentada.
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu doze premissas intituladas “Princípios da Comunicação Pública”, fundamentadas no entendimento de que a comunicação pública “assume a perspectiva cidadã ao tratar de temas de interesse coletivo”.
Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Direito Administrativo
De acordo com a Lei de Acesso à Informação, que assegura o direito constitucional de acesso às informações públicas, é correto afirmar que:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
Observe as postagens da Prefeitura do Rio de Janeiro em seu perfil no Instagram.
1.
A primeira informa: “A partir desta sexta-feira (11/07), idosos de 60 anos ou mais poderão receber a dose atualizada contra a variante JN.1 da covid-19. A vacina tá disponível em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde, além das unidades do Super Centro Carioca de Vacinação. Outros grupos prioritários serão chamados de acordo com a chegada de novas doses. Consulte o endereço mais perto de você no site prefeitura.rio/ondeseratendido”.
2.
A segunda é composta por um carrossel de imagens sobre o Projeto Refloresta Rio, acompanhado do seguinte texto: “Já ouviu falar de um programa que planta árvores há quase 40 anos no Rio? Pois é… o Refloresta Rio é raiz mesmo! Mais de 10 milhões de mudas já foram plantadas em encostas, nascentes e áreas próximas a comunidades. Tudo isso com a força das comunidades que participam dos mutirões. O futuro do Rio é verde. E a Prefeitura segue plantando ele, todo dia”.
No âmbito da Comunicação Pública, Jorge Duarte propõe que as informações sejam didaticamente agrupadas em: institucionais; de gestão; de utilidade pública; de interesse privado; mercadológicas; de prestação de contas e dados públicos.
Com base na proposta do autor, as informações das postagens 1 e 2 poderiam ser classificadas, respectivamente, como
1.

A primeira informa: “A partir desta sexta-feira (11/07), idosos de 60 anos ou mais poderão receber a dose atualizada contra a variante JN.1 da covid-19. A vacina tá disponível em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde, além das unidades do Super Centro Carioca de Vacinação. Outros grupos prioritários serão chamados de acordo com a chegada de novas doses. Consulte o endereço mais perto de você no site prefeitura.rio/ondeseratendido”.
2.

A segunda é composta por um carrossel de imagens sobre o Projeto Refloresta Rio, acompanhado do seguinte texto: “Já ouviu falar de um programa que planta árvores há quase 40 anos no Rio? Pois é… o Refloresta Rio é raiz mesmo! Mais de 10 milhões de mudas já foram plantadas em encostas, nascentes e áreas próximas a comunidades. Tudo isso com a força das comunidades que participam dos mutirões. O futuro do Rio é verde. E a Prefeitura segue plantando ele, todo dia”.
No âmbito da Comunicação Pública, Jorge Duarte propõe que as informações sejam didaticamente agrupadas em: institucionais; de gestão; de utilidade pública; de interesse privado; mercadológicas; de prestação de contas e dados públicos.
Com base na proposta do autor, as informações das postagens 1 e 2 poderiam ser classificadas, respectivamente, como