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FUNDATEC - 2025 - UFRGS - Bibliotecário - Documentalista
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Concurso:
UFRGS
Disciplina:
Não definido
Cunha (2008) ressalta a importância do projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que conta com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES), disponibilizando o texto completo de teses e dissertações defendidas no Brasil, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos. O conteúdo das teses disponibilizadas em meio magnético poderá ser acessado diretamente a partir de repositórios locais das instituições provedoras de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao acesso aberto à produção acadêmica de pós-graduação, o qual promove visibilidade, integração e preservação do conhecimento científico brasileiro.
Concurso:
UFRGS
Disciplina:
Não definido
As bibliotecas setoriais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) integram um sistema chamado SBUFRGS. Aleph é o software de automação utilizado para gerenciar a catalogação, circulação, aquisição, além da disponibilização de catálogo online. Esse sistema adota padrões e normas internacionais como, por exemplo, Marc21 e ISO 2709. Para registros bibliográficos de forma coerente, padronizada e interoperável, o nível descritivo segue o Código de Catalogação Anglo-americano. Analise as afirmações abaixo de acordo com Ribeiro (2004) sobre as regras gerais para descrição de recursos bibliográficos.
1. Título principal muito longo pode ser abreviado por meio de reticências, desde que sejam conservadas as cinco primeiras palavras, excluindo o título alternativo, sem comprometer a sua identificação.
2. Se uma fonte principal de informação apresenta tanto um título coletivo como os títulos de obras individuais, transcreva o título coletivo com o título principal e os títulos das obras individuais em nota de conteúdo.
3. Incorreções ou palavra com grafia errada devem ser transcritas como aparecem no item. Antes da palavra incorreta acrescente [sic] ou abreviatura [i.e.] seguido da correção entre colchetes. Devendo ser colocadas entre colchetes a(s) letra(s) que estiver(em) faltando.
4. A indicação de responsabilidade trata apenas de uma indicação de autoria.
5. Área de descrição física descreve a extensão e outros detalhes físicos, as dimensões de um item. Se as sequências de páginas forem numeradas em romano e arábico, mas sem alteração da extensão da publicação, registre a sequência em romano.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é:
1. Título principal muito longo pode ser abreviado por meio de reticências, desde que sejam conservadas as cinco primeiras palavras, excluindo o título alternativo, sem comprometer a sua identificação.
2. Se uma fonte principal de informação apresenta tanto um título coletivo como os títulos de obras individuais, transcreva o título coletivo com o título principal e os títulos das obras individuais em nota de conteúdo.
3. Incorreções ou palavra com grafia errada devem ser transcritas como aparecem no item. Antes da palavra incorreta acrescente [sic] ou abreviatura [i.e.] seguido da correção entre colchetes. Devendo ser colocadas entre colchetes a(s) letra(s) que estiver(em) faltando.
4. A indicação de responsabilidade trata apenas de uma indicação de autoria.
5. Área de descrição física descreve a extensão e outros detalhes físicos, as dimensões de um item. Se as sequências de páginas forem numeradas em romano e arábico, mas sem alteração da extensão da publicação, registre a sequência em romano.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é:
Concurso:
UFRGS
Disciplina:
Não definido
Segundo a ABNT 9050:2020, a indicação de acessibilidade nas edificações, no mobiliário, nos espaços e nos equipamentos urbanos deve ser feita por meio do Símbolo Internacional de Acesso (SIA). Ele comunica a existência de elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com a Norma, são configurações de cones indicados para o uso do Símbolo:
I. Branco sobre fundo azul. II. Branco sobre fundo preto. III. Preto sobre fundo branco. IV. Preto sobre fundo azul.
Quais estão corretas?
I. Branco sobre fundo azul. II. Branco sobre fundo preto. III. Preto sobre fundo branco. IV. Preto sobre fundo azul.
Quais estão corretas?
Concurso:
UFRGS
Disciplina:
Não definido
Lancaster (1996), em “Avaliação de serviços de bibliotecas”, afirma que, para medir a qualidade dos serviços das bibliotecas, é preciso avaliar, ou seja, reunir dados úteis para atividades destinadas a solucionar problemas ou tomar decisões. E ao considerar a biblioteca como uma interface entre os recursos de informação disponíveis e a comunidade de usuários a ser servida, a avaliação deve medir o êxito. Sobre o assunto, analise as afirmações abaixo:
1. Uma maneira pouco diferente de se considerar a avaliação é em termos de malogro, custos, eficiência e benefícios.
2. A eficácia se relaciona com os produtos, e o critério geral de eficiência é a proporção de demandas de usuários que são satisfeitas. Os benefícios do sistema são realmente os resultados desejados. Os custos são bastante concretos, desde que se cogite apenas em termos monetários.
3. O tempo que se gasta usando os serviços de informação não tem custo, pois o tempo do usuário é gratuito, se considerarmos o contexto amplo da sociedade como um todo.
4. Uma das razões para avaliar o serviço de informação é simplesmente a de justificar a sua existência. Um estudo para justificar a existência constitui de fato, uma análise dos benefícios do serviço ou uma análise da relação entre os benefícios e o custo.
5. Outra razão para avaliação é identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço, visando a elevar o nível de desempenho no futuro.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
1. Uma maneira pouco diferente de se considerar a avaliação é em termos de malogro, custos, eficiência e benefícios.
2. A eficácia se relaciona com os produtos, e o critério geral de eficiência é a proporção de demandas de usuários que são satisfeitas. Os benefícios do sistema são realmente os resultados desejados. Os custos são bastante concretos, desde que se cogite apenas em termos monetários.
3. O tempo que se gasta usando os serviços de informação não tem custo, pois o tempo do usuário é gratuito, se considerarmos o contexto amplo da sociedade como um todo.
4. Uma das razões para avaliar o serviço de informação é simplesmente a de justificar a sua existência. Um estudo para justificar a existência constitui de fato, uma análise dos benefícios do serviço ou uma análise da relação entre os benefícios e o custo.
5. Outra razão para avaliação é identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço, visando a elevar o nível de desempenho no futuro.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Concurso:
UFRGS
Disciplina:
Não definido
Segundo Cunha (2008), diante de grandes mudanças contemporâneas, as bibliotecas precisam reagir aos desafios, oportunidades e responsabilidades. O elemento-chave para o sucesso seria assimilar os novos paradigmas, comparando o contexto atual e futuro, a internet e a biblioteca digital. De acordo com essa colocação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os contextos aos respectivos paradigmas.
Coluna 1
1. Contexto atual. 2. Contexto futuro.
Coluna 2
( ) Muitos serviços disponíveis 24 horas, sete dias por semana (24/7).
( ) As necessidades de informação e os níveis de aprendizado e conhecimento são facilmente identificáveis. A biblioteca pode identificar esses padrões e planejar produtos/serviços para atender essas necessidades.
( ) Muitas fontes disponíveis impressas; catálogos e índices disponíveis eletronicamente.
( ) Os usuários podem não saber o que a biblioteca tem a oferecer: “Tudo não está disponível gratuito na Internet?”.
( ) Oferece acesso a recursos selecionados, disponíveis livre e gratuitamente.
( ) Grande expansão da tecnologia a ser utilizada por usuários individuais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Contexto atual. 2. Contexto futuro.
Coluna 2
( ) Muitos serviços disponíveis 24 horas, sete dias por semana (24/7).
( ) As necessidades de informação e os níveis de aprendizado e conhecimento são facilmente identificáveis. A biblioteca pode identificar esses padrões e planejar produtos/serviços para atender essas necessidades.
( ) Muitas fontes disponíveis impressas; catálogos e índices disponíveis eletronicamente.
( ) Os usuários podem não saber o que a biblioteca tem a oferecer: “Tudo não está disponível gratuito na Internet?”.
( ) Oferece acesso a recursos selecionados, disponíveis livre e gratuitamente.
( ) Grande expansão da tecnologia a ser utilizada por usuários individuais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: